Relações humanas: um desafio para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2553Keywords:
museu, telecomunicações, patrimônio industrial.Abstract
O estudo foi motivado pelo desejo de identificar, conhecer e compreender diferentes concepções de ser humano que permeiam relações e práticas pedagógicas em ambientes escolares e perceber dificuldades de convivência nas escolas. Como objetivo conhecer e investigar como ocorrem as relações humanas em escolas e com quais concepções de ser humano elas se realizam. É um estudo qualitativo, bibliográfico e de campo, esta realizada através de entrevistas com questões semiestruturadas e ilustrações comentadas, que envolveram alunos e professores pertencentes a duas escolas do município de Anchieta SC. Os resultados mostram que a lógica de mercado capitalista, que fomenta o desejo de poder, de competição e promulga o individualismo, a hierarquia e a segregação, também está presente em ambientes escolares; há exacerbada preocupação com a preparação para o mundo mercadológico e com o cumprimento do conteúdo disciplinar; nas escolas sustentam-se contextos relacionais de desconfiança, controle e racionalismos científicos que não favorecem a criação de sensibilidade social; nas práticas pedagógicas, são esporádicos os momentos de reflexão sobre e com o/a outro/a, o que contribui para a consolidação da ideia de que o humano é puramente um ser racional. Concluímos que as dificuldades na convivência são multifacetadas e que estabelecer relações humanizadas é uma necessidade vital humana que não depende apenas da escola; é fundamental o aprofundamento teórico-metodológico sobre questões relacionadas à formação humana e humanização dos conhecimentos escolares e científicos; é importante apostar numa melhoria na qualidade da formação, inicial e continuada, de professores.
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