A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2540Keywords:
memórias e mitos locais, prática política, acervos documentais municipais.Abstract
Este trabalho propõe algumas reflexões acerca da colonização e da educação jesuítica no Brasil e a sua implicação para a educação da atualidade a partir do estudo de dois filmes que retratam este contexto histórico: Desmundo e Hans Staden, além de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo entre as fontes imagéticas e a literatura científica funcionará como um dispositivo mútuo, onde elas se complementam, proporcionando subsídios para um embasamento teórico e crítico e permitindo a compreensão, análises e a visualização de situações desse período. As discussões aqui apresentadas compreendem o período de hegemonia dos jesuítas no ensino brasileiro, tendo início em 1549 com a Companhia de Jesus, até 1759 quando os padres jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. Diante de uma breve apresentação da educação jesuítica no Brasil, apresentamos alguns fatores que influenciaram e resquícios que ainda preponderam na sociedade e na educação da atualidade.
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