Consequências do reassentamento no entorno da construção da usina hidroelétrica de Santo Antônio: o caso do Reassentamento Novo Engenho Velho, em Porto Velho/RO-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v21i32/33.2401Abstract
Este artigo apresenta as consequências do reassentamento Novo Engenho Velho no Estado de Rondônia, no entorno da construção da Usina de Santo Antônio, oferecendo uma proposta metodológica para formação de recursos humanos para a qualidade de vida dos assentados. O trabalho realiza uma discussão sobre território como configuração espacial, e a ocupação local de 31 famílias que foram remanejadas de seu habitar – comunidade ribeirinha - formando uma Agrovila. A pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo de caso, aplicado questionário semiestruturado, com perguntas fechadas, a partir do qual se obteve 100% de retorno das entrevistas. O instrumento foi dividido em três dimensões de sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Dentre os resultados encontrados, o que se destacou entre as três dimensões foi o de sustentabilidade social, com grau relevante, apresentado pelo indicador taxa de desemprego, justificando assim, a necessidade de qualificar e treinar esta comunidade para as ofertas de trabalho com renda que irão surgir em novas ocupações. Como solução para as consequências identificadas é proposta a metodologia de Capacitação Massiva, com desenvolvimento de atividades pertinentes à região.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.