AS AÇÕES DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR) NOS TERRITÓRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE NO ANO DE 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6746

Palavras-chave:

Educação rural; Desenvolvimento Econômico; Sistema S; Território

Resumo

O presente artigo possui como objetivo identificar a contribuição do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/RN na formação profissional dos trabalhadores inseridos no meio rural do estado do Rio Grande do Norte. Os dados utilizados na construção do artigo foram extraídos junto a entidade objeto do estudo e o tratamento dos dados foram realizados através do software Excel 2013 para uma melhor discussão e análise dos mesmos. A partir dos dados utilizados observou-se um importante papel do SENAR/RN no que tange a redução das disparidades sociais causadas pelos baixos índices educacionais que são considerados um entrave no processo de crescimento e desenvolvimento econômico das nações. No entanto, é correto informar que, apesar da unidade regional da entidade estar localizada apenas na capital do estado, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, as ações do SENAR alcançam todos os territórios do estado, conforme as demandas dos parceiros e contribuintes.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

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Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

DOSSIÊ: AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO RURAL: CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS