O BNDES E O ESTÍMULO PRODUTIVO AO AGRONEGÓCIO: O PAPEL HISTÓRICO DO FOMENTO PARA A CRIAÇÃO DE ELOS ENTRE A PRODUÇÃO AGRÁRIA E INDUSTRIAL NO BRASIL

Autores

  • Alessandro Francisco Trindade de Oliveira Unioeste
  • Marlon Clovis Medeiros Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i54.5871

Palavras-chave:

Agronegócio, Banco de Desenvolvimento, Indústria, BNDES.

Resumo

Com base nos estudos sobre o desenvolvimento da produção agropecuária brasileira, busca-se aqui uma análise sobre a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na formação do complexo produtivo e comercial conhecido como agronegócio. Para o desenvolvimento dessa análise, o trabalho foi pautado em uma bibliografia ligada a temática, além da busca de dados e informações em órgãos oficiais e também em entrevista feita diretamente no BNDES. Verificamos que, em sua trajetória, o órgão foi criado com o foco setorial na indústria e na infraestrutura, mas que indiretamente propiciou avanços no desenvolvimento do agronegócio nas primeiras décadas de sua atuação. Também constatamos que, nas décadas recentes, ele foi primordial para o desenvolvimento vários programas de modernização da produção agropecuária e da agroindústria, ajudando a consolidar essas áreas como destaques na economia nacional. Por fim, com a política de desinvestimentos dos últimos anos, notamos uma ameaça ao conjunto do setor, com o comprometimento de políticas importantes de desenvolvimento produtivo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Clovis Medeiros, Unioeste

Possui Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisas Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial. Realiza pesquisas e orientações acadêmicas na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura e desenvolvimento regional, política agrícola e crédito rural, acumulação de capital e ciclos econômicos brasileiros.

Referências

AMSDEN, Alice Hoffenberg. A ascensão do “resto”: os desafios ao ocidente de economias com industrialização tardia; tradução de Roger Maioli dos Santos. São Paulo: editora unesp, 2009.

BARBOZA, Ricardo; FURTADO, Maurício; GABRIELLI, Humberto. A atuação histórica do BNDES: o que os dados têm a nos dizer? Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018. 27 p. (textos para discussão;123).

BASTOS, Valéria D. 2000 – 2010: uma década de apoio à inovação no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n 37, 127-176, jun 2012

BEL FILHO, Egmar Del et al. Apoio do BNDES à agroindústria: retrospectiva e visão de futuro. In: BNDES 60 anos: perspectivas setoriais. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2012. pp. 88-121.

COSTA, Karen F. Metamorfoses: o papel do BNDES na reordenação da economia brasileira. Campinas, 2011, 299 p. Tese de doutorado – Unicamp

CURRALERO, Cláudia R. B. A atuação do sistema BNDES como instituição financeira de fomento no período 1952/1996. Campinas, 1998, 165 p. Dissertação de mestrado – Economia-Unicamp.

FILHO, Ernani T. T; COSTA, Fernando N. BNDES e o financiamento do desenvolvimento. Economia e sociedade, Campinas, v. 21, número especial, p. 975 – 1009, dez. 2012.

FLORES, Edson Luiz. Industrialização e desenvolvimento do sudoeste do Paraná. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Unioeste. Francisco Beltrão, p. 226. 2009.

LIMA, Jaldir F.; MENDES, André G. T.; TOSTA, Rodrigo G. R. Entrevista concedida à Alessandro F. T. de Oliveira. Rio de Janeiro, 28 abr. 2014

LAZZARINI, Sérgio G. Capitalismo de laços: os donos do Brasil e suas conexões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MUSACHIO, Aldo; LAZZARINI, Sérgio G. Reinventando o capitalismo de estado. O leviatã nos negócios: Brasil e outros países. São Paulo: Portfolio-penguin, 2015.

OLIVEIRA, Alessandro F. T. A criação de líderes mundiais: uma análise sobre a internacionalização dos conglomerados JBS e Marfrig. In: VIDEIRA, Sandra L. COSTA, Pierre Alves. Dinâmicas Econômicas Contemporâneas: uma perspectiva geográfica. Curitiba: crv, 2019.

PADILHA, Wilian. O papel do crédito no desenvolvimento das cooperativas agropecuárias. Francisco Beltrão, 2014, 229 p. Dissertação de mestrado – Geografia – Unioeste.

PAMPLONA, Leonardo de Moura P. BNDES e desenvolvimento do século 21: estado, democracia e sustentabilidade. Rio de Janeiro, 2011, 148 p. Dissertação de mestrado – Políticas públicas - UFRJ

PETITE, José Geraldo Rabello. O papel do BNDES no recente processo de

internacionalização das empresas brasileiras. Campinas, 2010, 76 p. Monografia Economia- Unicamp.

Downloads

Publicado

2021-03-31