ESCOLA É “VIDA NA COMUNIDADE”: ANÁLISE SOBRE FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i55.5859Resumo
A temática fechamento de escola do campo tem sido fortemente discutida nos últimos anos em vários trabalhos científicos, sendo também fator de preocupação por parte das comunidades localizadas em área rural. Este artigo analisa a política de municipalização do ensino fundamental e de nucleação de escolas, indicando que tal política é o principal motivador do fechamento de milhares de escolas do campo no Brasil e de dezenas de escolas no Município de Passos Maia. Além disso, está elaboração apresenta dados sobre as escolas que foram fechadas no Município de Passos Maia e aponta os impactos negativos que a comunidade Conquista de Sepé obteve ao ser fechada sua escola local. Conclui-se, dessa forma, que fechar as Escolas do Campo provoca a destituição da organização social e da vivência comunitária. Nesta direção é que se localiza a afirmação de que Escola do Campo é “vida na comunidade”, por compreende-se que o fechamento/extinção de escolas do campo leva ao fechamento/extinção das comunidades rurais. Como instrumentos metodológicos, para a elaboração do trabalho, foram utilizados estudo bibliográfico e entrevistas.
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ENTREVISTADA B. Aluno da Comunidade Conquista do SEPÉ. Entrevista realizada em 10 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA C. Pai de aluno da Comunidade Conquista do SEPÉ. Entrevista realizada em 10 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA D. Professora da Rede Municipal de Educação de Passos Maia. Entrevista realizada em 20 de outubro de 2018.
ENTREVISTADA E. Professora da Rede Municipal de Educação de Passos Maia. Entrevista realizada em 28 de outubro de 2018.
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