Desafios e mecanismos de enfrentamento na relação entre Agricultura Familiar e Alimentação Escolar

Autores

  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) http://orcid.org/0000-0002-1534-6261
  • Márcia Pozzagnol Mossmann Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Roberta Lamonatto Taglietti Curso de Nutrição Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Área de Ciências da Saúde Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.4054

Palavras-chave:

Docência. Ensino Básico. Célulastronco. Proposta diferenciada.

Resumo

Este texto objetiva reconhecer os desafios que têm sido relatados na literatura quanto à inserção da agricultura familiar no mercado institucional da alimentação escolar e os mecanismos de enfrentamento e superação desses desafios que têm sido construídos. Realizou-se revisão narrativa da literatura com busca na Biblioteca Virtual de Saúde, no Google Acadêmico e no Scientific Electronic Library Online, cruzando-se “alimentação escolar” and “agricultura”. Foram incluídos os materiais localizados que atenderam aos seguintes critérios: artigos, livros, dissertações, anais de eventos; formato completo, gratuito e on-line; publicados a partir de 2009; com aderência ao objetivo desta revisão. Entre os desafios que emergiram, destacam-se: logística, falta de assistência técnica e interesse de agricultores e/ou prefeituras, burocracia para habilitação dos agricultores e adequação às normas sanitárias, fragilidades das chamadas públicas, dificuldades financeiras, estruturais e de organização dos atores envolvidos com o PNAE, sua compreensão sobre o Programa e resistências às inovações. Quanto aos mecanismos de enfrentamento construídos, a literatura evidenciou: fortalecimento do diálogo, articulação intersetorial, apoio de instituições de ensino/pesquisa, assistência técnica e extensão rural, organização dos agricultores em associações/cooperativas, planejamento dialógico das chamadas públicas, aproximação entre gestores, Conselhos de Alimentação Escolar, agricultores e lideranças locais, investimentos estruturais do poder público e de agricultores/cooperativas e, sobretudo, vontade política. Apesar dos avanços observados, ainda é necessária maior aproximação entre gestores e agricultores, além de fortalecimento do Conselho de Alimentação Escolar, o que pode contribuir para a sustentabilidade da inserção da agricultura familiar na alimentação escolar.

Biografia do Autor

Márcia Pozzagnol Mossmann, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista. Mestra em Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Roberta Lamonatto Taglietti, Curso de Nutrição Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Área de Ciências da Saúde Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista. Mestra e Doutoranda em Ciências da Saúde. Curso de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Área de Ciências da Saúde, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Downloads

Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos