O empreendedorismo social como bem público

Autores

  • Manuel Belo Moreira Universidade Técnica de Lisboa (UTL)

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i42.3950

Palavras-chave:

Educação não formal, aprendizagem, educador social

Resumo

Nesta comunicação, aborda-se o empreendedorismo social como uma forma de levar à prática funções empresariais econômica e socialmente necessárias que, pela sua natureza, são incapazes de atrair o empreendedorismo capitalista. Entende-se o empreendedorismo social como o empreendedorismo que é levado a cabo pelas instituições da economia social. Assim, o empreendedorismo social surge como oportunidade única de levar a cabo funções empresariais econômica e socialmente consideradas como necessárias, cabendo, portanto, em um conceito alargado de bem público. Isto é, o exercício dessas funções empresariais necessárias passa obrigatoriamente pela ação de instituições capazes de pôr em prática uma forma de empreendedorismo, necessariamente inovador, voltado para o bem-estar sócio econômico, que o empresário individual capitalista não está em condições de realizar. A partir deste pano de fundo conceitual procura-se, através de exemplos concretos, ilustrar como uma abordagem desse tipo pode ser interessante para o desenvolvimento econômico em geral e até vital para a dinamização econômica e social das zonas mais desfavorecidas onde a anomia empresarial é mais evidente.

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Biografia do Autor

Manuel Belo Moreira, Universidade Técnica de Lisboa (UTL)

Doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade Técnica de Lisboa (ISA-UTL); professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa; membro da Direção do Centro de Estudos em Economia Pública e Social (CIRIEC), Portugal.

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Publicado

2017-09-15

Edição

Seção

Artigos