Arquitetura, memória e identidade: interfaces do patrimônio edificado no Extremo-Oeste catarinense

Autores

  • Bárbara Reichert Centro Universitário Uceff
  • Patrícia Dalmina de Oliveira Centro Universitário Uceff
  • Douglas Orestes Franzen Centro Universitário Uceff

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.3888

Palavras-chave:

Política Cultural. Conselho de Cultura. Ministério da Cultura.

Resumo

A relação entre patrimônio, memória e identidade compõe uma relação de ambivalência e complementaridade. O patrimônio se constitui como um bem simbólico e de significado, que se vincula à ideia de identidade e que fomenta a memória. Nesse sentido, o texto busca analisar de que forma patrimônio, memória e identidade podem ser compreendidos por meio de uma análise histórica da colonização étnica e confessional Porto Novo, hoje municípios de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. O objetivo é de oferecer subsídios para práticas patrimoniais, principalmente em uma perspectiva do patrimônio arquitetônico edificado. Para a análise são considerados três elementos considerados influentes em uma dinâmica patrimonial local: a arquitetura religiosa, a arquitetura civil através da casa comercial colonial e seu simbolismo de arte déco e o esforço em preservar/reconfigurar uma arquitetura baseada no estilo enxaimel. Consideramos a hipótese de que há elementos patrimoniais que fomentam a perspectiva da identidade e da memória e de que essas edificações se cristalizam na paisagem local apresentando um grande potencial para políticas patrimoniais.  

Biografia do Autor

Bárbara Reichert, Centro Universitário Uceff

Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uceff.

Patrícia Dalmina de Oliveira, Centro Universitário Uceff

Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uceff e da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Douglas Orestes Franzen, Centro Universitário Uceff

Doutor em História pela Universidade de Passo Fundo. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uceff.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos