O processo migratório brasileiro: uma análise das principais informações nos censos brasileiros

Autores

  • Elídio Vanzella Estácio Faculdades
  • João Agnaldo do Nascimento Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Sérgio Ribeiro dos Santos UFPB- Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.3849

Palavras-chave:

Patrimônio, Cemitério, Arte cemiterial

Resumo

Existe a necessidade de se produzir informações para que se possa construir conhecimento a respeito do comportamento das migrações nos últimos anos, pois, de modo geral, os movimentos de população sofreram profundas alterações ao mesmo tempo em que se assistiam importantes transformações na realidade econômica, política e social em parte significativa dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Assim, torna-se necessário compreender como os deslocamentos populacionais refletem a estrutura e a dinâmica da economia e da sociedade para, com isso, ofertar subsídios para os planejamentos urbano e regional na formulação de novas políticas públicas referentes às exigências de novas dinâmicas espaciais da população. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo realizar o levantamento sobre quais informações, em relação aos fluxos migratórios, são abordadas nos registros das séries históricas dos Censos brasileiros. O estudo, do tipo exploratório/descritivo, foi desenvolvido com base nos dados dos Censos brasileiros realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A migração da população é um dos principais fenômenos da dinâmica demográfica de uma localidade, mas não obstante a relevância do tema, poucos estudos verificaram os determinantes da migração, isto é, quais características das cidades são relevantes na tomada de decisão do migrante. Nesse sentido, os censos brasileiros trazem relevante contribuição para a compreensão do fenômeno migratório e por consequência fornece importante subsídio para o planejamento estratégico, tanto em relação ao setor público como no setor privado.

Biografia do Autor

Elídio Vanzella, Estácio Faculdades

Graduado em Administração; Especialista em Gestão de Pessoas; Mestrado em Modelos de Decisão em Saúde e Doutorando em Modelos de Decisão em Saúde (Estatística) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Estácio Faculdades e Unifuturo.

João Agnaldo do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (IME/USP-). Professor Adjunto da UFPB. 

Sérgio Ribeiro dos Santos, UFPB- Universidade Federal da Paraíba

Graduação nos cursos de Enfermagem e Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Saúde Pública, Mestrado em Enfermagem e Doutorado em Ciências da Saúde e em Sociologia pela UFPB. Titular do Departamento de Enfermagem Clínica e dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Modelos de Decisão em Saúde da UFPB. 

Downloads

Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos