Estudantes negras universitárias e a herança cultural escolar

Autores

  • Schirlei Russi Von Dentz Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Ione Ribeiro Valle

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v25i41.3666

Palavras-chave:

Reciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Benefícios socioeconômicos e ambientais.

Resumo

Este trabalho aborda três experiências vividas por estudantes negras cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as quais foram relatadas por meio de entrevistas. O referencial teórico aporta-se nos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Pierre Bourdieu, principalmente quanto aos diferentes tipos de capitais abordados pelo autor – econômico, cultural, social, simbólico, linguístico, escolar, etc. –, para a análise das trajetórias de vida escolar e universitária das entrevistadas. Destaca-se, das trajetórias de vida das estudantes, especialmente, suas heranças cultural, escolar e familiar e como elas mobilizaram essas heranças em seu favor. No campo universitário, todavia, o racismo, a discriminação de gênero e as “diferenças” se interseccionam (Kimberlé Crenshaw) para a reprodução social (Pierre Bourdieu). A isso, opõem-se as ações afirmativas, que vêm tentando romper com a lógica da reprodução social, criando as condições para novas relações no campo universitário e enriquecendo as práticas sociais nesses ambientes pela inclusão das diferenças sociais, culturais e étnicas.

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Publicado

2017-03-03

Edição

Seção

Dossie Relações étnico-raciais e Educação