Ordenamento territorial e a resolução de conflitos no território a partir da política pública de mediação

Autores

  • Gissele Buzzatti Leal Bertagnolli Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rosane Bernardete Brochier Kist Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v26i43.3372

Palavras-chave:

Testes de função respiratória, Modalidades de Fisioterapia, Instituição de longa permanência para idosos

Resumo

Neste artigo, realiza-se uma análise sobre as reflexões e os elementos conceituais relacionados com a temática do ordenamento Territorial e da resolução de conflitos através da mediação. No que se refere ao ordenamento territorial, utilizam-se como base algumas obras dos autores João Ferrão e Ursula Caser que se constituem como referências para a compreensão do tema a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Procurou-se evidenciar a necessidade da implantação não só do planejamento mas também de métodos que contribuam para a resolução de conflitos, como conciliações e mediações. Nesse contexto, realizam-se algumas reflexões relacionadas com o ordenamento territorial, o desenvolvimento regional, a conciliação, a mediação e as políticas públicas. A metodologia baseia-se em uma pesquisa bibliográfica. As principais conclusões apontam que o Brasil, sendo um País de grandes diversidades e, também, sob o aspecto social, é um complexo de diferentes grupos humanos, com territorialidades próprias, marcado por diferentes interesses que, por muitas vezes, têm a necessidade de conciliar-se entre si. Além disso, verificou-se que, após a conclusão dos processos de mediação, acontece algo mais do que simplesmente uma solução para o conflito, pois na realidade e em alguns casos também significa a retomada de relações que até então estavam estremecidas devido ao impasse judicial. No aspecto da territorizalização, a mediação se constitui em um processo de desenvolvimento social, na medida em que busca auxiliar a população local frente a situações que provocam desgastes, sejam emocionais, sociais ou financeiros.

Biografia do Autor

Gissele Buzzatti Leal Bertagnolli, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS; Pós-Graduada em Mediação de Conflitos e Direito de Família pela Faculdade Palotina (FAPAS), Santa Maria/RS; Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul/RS.

Rosane Bernardete Brochier Kist, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC).

Assistente Social (UNISC); Mestre e Doutora em Serviço Social (PUC-RS); Pós-Doutora em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC) no período de 2012 a 2016. Integrante do GEPEUR-CNPq e do OBSERVA-DR.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Edição

Seção

Artigos