Relações humanas: um desafio para a educação escolar

Autores

  • Roque Strieder Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Cleidiana Watte Rede Municipal do Município de Anchieta/SC e FAF de Barracão-PR

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2553

Palavras-chave:

museu, telecomunicações, patrimônio industrial.

Resumo

O estudo foi motivado pelo desejo de identificar, conhecer e compreender diferentes concepções de ser humano que permeiam relações e práticas pedagógicas em ambientes escolares e perceber dificuldades de convivência nas escolas. Como objetivo conhecer e investigar como ocorrem as relações humanas em escolas e com quais concepções de ser humano elas se realizam. É um estudo qualitativo, bibliográfico e de campo, esta realizada através de entrevistas com questões semiestruturadas e ilustrações comentadas, que envolveram alunos e professores pertencentes a duas escolas do município de Anchieta SC. Os resultados mostram que a lógica de mercado capitalista, que fomenta o desejo de poder, de competição e promulga o individualismo, a hierarquia e a segregação, também está presente em ambientes escolares; há exacerbada preocupação com a preparação para o mundo mercadológico e com o cumprimento do conteúdo disciplinar; nas escolas sustentam-se contextos relacionais de desconfiança, controle e racionalismos científicos que não favorecem a criação de sensibilidade social; nas práticas pedagógicas, são esporádicos os momentos de reflexão sobre e com o/a outro/a, o que contribui para a consolidação da ideia de que o humano é puramente um ser racional. Concluímos que as dificuldades na convivência são multifacetadas e que estabelecer relações humanizadas é uma necessidade vital humana que não depende apenas da escola; é fundamental o aprofundamento teórico-metodológico sobre questões relacionadas à formação humana e humanização dos conhecimentos escolares e científicos; é importante apostar numa melhoria na qualidade da formação, inicial e continuada, de professores.   

Biografia do Autor

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Educação pela UNIMEP de Piracicaba/SP. Atua junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC

Cleidiana Watte, Rede Municipal do Município de Anchieta/SC e FAF de Barracão-PR

Mestre em Educação pela Unoesc e Prof. da Rede Municipal de Anchieta/SC

Publicado

2016-01-04

Edição

Seção

Dossiê Temática Livre