Medicamentos Potencialmente Inapropriados: Um estudo no Programa Cidade do Idoso

Potentially Inappropriate Medications: A Study in the Elderly City Program

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22298/rfs.2025.v13.n1.8286

Palavras-chave:

Polimedicação. Idoso. Lista de Medicamentos Potencialmente Inapropriados.

Resumo

Introdução: O envelhecimento populacional ocasiona grandes preocupações para a saúde pública, devido ao considerável aumento das doenças crônicas. Diante da gravidade dessas doenças, os idosos se tornam mais vulneráveis à procura pelos serviços de saúde, e consequentemente mais suscetíveis ao uso de vários medicamentos e possíveis efeitos adversos advindos da polimedicação e do uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs). Objetivo: analisar o uso de MPI e as classes mais utilizadas por idosos participantes de um programa social de um município do Oeste Catarinense. Metodologia: Trata-se de um estudo de cunho quantitativo realizado com 141 idosos de ambos os sexos que eram portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Diabetes Mellitus (DM), participantes do Programa Cidade do Idoso. A coleta de dados ocorreu por meio de um instrumento autoaplicável, com questões referentes ao perfil sociodemográfico e por meio das escalas de Beers e Priscus. Resultados: Participaram do estudo 141 idosos com idade média de 72 anos, sendo 59,6% do sexo feminino. As mulheres utilizavam um número maior de medicamentos quando comparados aos homens (p=0,071), e as classes de medicamentos mais utilizadas foram os que atuam sobre o sistema cardiovascular. Foram identificados o uso de 29 MPIs de acordo com a escala de Beers e de Priscus. Conclusão: O estudo destaca a importância de monitorar o uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos e contribui para a ampliação de estratégias de prescrição segura no contexto de envelhecimento populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Carli Farias, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do PPGCS Unochapecó e  Docente na  Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Flávia Roza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Farmácia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Trabalha na empresa Essentia Group. 

Marcos Vinicius Vial Meneghetti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduado em Farmácia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Trabalha na empresa UNIMED Chapecó. 

Marina Cecília Balardin Lopes, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Estudante de Farmácia  pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Mayra Zancanaro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente e coordenadora adjunta do curso de medicina na  Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Samuel Spiegelberg Zuge , Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente e coordenador do curso de enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. 

Heloisa Lindman, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Farmácia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Funcionária pública. 

Fernando Fossá Kuovacki, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Estudante de Medicina pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Júlia Bonissoni Laides, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Medicina pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).
Atua como médica generalista na cidade de Chapecó - Santa Catarina.

Aline Manica, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente no curso de farmácia, medicina e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Líder do Grupo de pesquisa em Envelhecimento humano e Saúde, atuando nas linhas de pesquisas Saúde e Ambiente e Envelhecimento Humano e Saude.

Lilian Caroline Bohnen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Docente no curso de farmácia e medicina da  Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Articuladora do setor Talentos UNO e coordenadora do Centro de Bioterismo da UNOCHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

CARLI FARIAS, K.; ROZA, F.; VINICIUS VIAL MENEGHETTI, M.; CECÍLIA BALARDIN LOPES, M.; ZANCANARO, M.; SPIEGELBERG ZUGE , S.; LINDMAN, H.; FOSSÁ KUOVACKI, F.; BONISSONI LAIDES, J.; MANICA, A.; CAROLINE BOHNEN, L. Medicamentos Potencialmente Inapropriados: Um estudo no Programa Cidade do Idoso: Potentially Inappropriate Medications: A Study in the Elderly City Program. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 13, n. 1, p. 1–12, 2025. DOI: 10.22298/rfs.2025.v13.n1.8286. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/8286. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos