VI Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental divulda ganhadores

O VIº Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental, que teve como temática deste ano “Meio ambiente e Cidadania”, divulgou hoje seus vencedores, em diferentes categorias. A data da premiação será divulgada no início do ano letivo de 2015. As reportagens vencedoras estão publicadas no site do concurso.

Na categoria profissional todos receberão R$ 1,5 mil em dinheiro e os vencedores são: Profissional de TV, a jornalista Katia Scanerla, da RIC TV Record de Curitiba-PR, com a reportagem “Flagrante Lixo”; Profissional radiofônico, o jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi AM, de São Miguel do Oeste, com a reportagem “Coleta de consciências”; Profissional impresso, a jornalista Jaqueline Orgler Sordi, do Jornal Zero Hora-RS, com a reportagem “Paisagem abandonada”; Profissional da Web, o jornalista Carlos Rodrigo Nascimento, do Jornal Informativo, com a reportagem “Água: incolor, insípida, inodora e… invisível?”.

Já na categoria acadêmico serão premiadas, com R$ 1 mil em dinheiro, os estudantes: Acadêmico de TV, o estudante da Unisc-RS, Régis de Oliveira Júnior, com a reportagem “Lixo: uma montanha que só cresce”; Acadêmico radiofônico, o estudante da Univel-PR, João Diego Machado, com a reportagem “Rádio Documentário Vida: Rio São Francisco Verdadeiro”; Acadêmico de impresso, a estudante da UFSC-SC, Emanuelle Marques Nunes, com a reportagem “Como salvar a mata atlântica?”; Acadêmico de web, a estudante da Uniritter-RS, Liliane Dias Pereira, com a reportagem “Monitoramento do ar deixa muito a desejar em Porto Alegre”.

Os critérios considerados foram à pertinência e o aprofundamento do tema, além do domínio das técnicas jornalísticas na produção de reportagem. Nesta edição, a comissão julgadora do concurso foi composta pelas professoras doutoras Myrian Del Vecchio, da Universidade Federal do Paraná, Cárlida Emerim, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ilza Girardi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cada uma representando um dos três estados abrangentes do concurso.

O prêmio

O Prêmio de Jornalismo Ambiental, uma iniciativa do curso de Jornalismo da Unochapecó em parceria com a Caixa Econômica Federal, tem como objetivo premiar profissionais e estudantes dos três Estados do Sul. Nesta edição, para concorrer ao prêmio, os inscritos tiveram que produzir reportagens dentro de cada segmento jornalístico, que abordassem pesquisas, experiências ou iniciativas já consolidadas, envolvendo o meio ambiente e a cidadania.

A premiação foi de R$10mil, dividida em duas categorias: profissional e acadêmico. Em cada uma delas poderiam concorrer reportagens em quatro segmentos: impresso, rádio, TV e internet. Na categoria profissional, só jornalistas diplomados por um curso de Jornalismo tiveram a oportunidade de se inscrever e a reportagem deveria ter sido publicada por veículo de comunicação de Santa Catarina, Paraná ou Rio Grande do Sul, no período de 01 de janeiro de 2013 a 30 de outubro de 2014. Já na categoria acadêmico, os inscritos deveriam estar regularmente matriculados em um dos cursos de Jornalismo desses três Estados. As reportagem por sua vez deveriam ser produzidas no mesmo período em uma disciplina ou publicada em um jornal-laboratório.