Troca-troca: Gibiteca Silmar Geremia promove troca de gibis na Feira do Livro

Texto por: Isabelle Santos e Sophia Fransozi

A Escola de Artes de Chapecó está presente com a Gibiteca na Feira do Livro. A Gibiteca Silmar Geremia foi inaugurada em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura e leva o nome do principal doador do acervo. Hoje, com mais de 12 mil exemplares, a gibiteca tem o intuito de promover a leitura de gibis e assim torná-la mais interessante para as crianças e adolescentes.

Jovens observam acervo da gibiteca. Foto: Sophia Fransozi

Na Feira do Livro, o estande da Gibiteca apresenta uma forma de leitura diferente. Ela é gratuita e feita apenas no local, não podendo ser realizado empréstimo dos livros. Porém, com o “troca-troca”, você pode levar um gibi que possui e não lê mais, substituindo por um outro equivalente. Assim, estimula o interesse e abre um leque de possibilidades para os jovens conhecerem o mundo da literatura.

A Valkiria Arant trabalha na Escola de Artes de Chapecó há oito anos e ressalta a importância do acesso à leitura para todos. Ela lembra que os gibis não são apenas para crianças, e podem ser destinados também aos adultos. Ou seja, deve-se levar em consideração que a leitura pode atingir pessoas de todas as idades, seja por meio de literatura infantil ou até mesmo pela literatura clássica.

Valkiria Arant, funcionária da Escola de Artes de Chapecó. Foto: Sophia Fransozi

Caso você tenha interesse em participar do “troca-troca”, basta comparecer no estande da Gibiteca localizado na Feira do Livro ou na Escola de Artes, localizada na Avenida Nereu Ramos – 729, centro de Chapecó.