Texto por: Isabelle Santos e Sophia Fransozi
A Escola de Artes de Chapecó está presente com a Gibiteca na Feira do Livro. A Gibiteca Silmar Geremia foi inaugurada em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura e leva o nome do principal doador do acervo. Hoje, com mais de 12 mil exemplares, a gibiteca tem o intuito de promover a leitura de gibis e assim torná-la mais interessante para as crianças e adolescentes.
Na Feira do Livro, o estande da Gibiteca apresenta uma forma de leitura diferente. Ela é gratuita e feita apenas no local, não podendo ser realizado empréstimo dos livros. Porém, com o “troca-troca”, você pode levar um gibi que possui e não lê mais, substituindo por um outro equivalente. Assim, estimula o interesse e abre um leque de possibilidades para os jovens conhecerem o mundo da literatura.
A Valkiria Arant trabalha na Escola de Artes de Chapecó há oito anos e ressalta a importância do acesso à leitura para todos. Ela lembra que os gibis não são apenas para crianças, e podem ser destinados também aos adultos. Ou seja, deve-se levar em consideração que a leitura pode atingir pessoas de todas as idades, seja por meio de literatura infantil ou até mesmo pela literatura clássica.
Caso você tenha interesse em participar do “troca-troca”, basta comparecer no estande da Gibiteca localizado na Feira do Livro ou na Escola de Artes, localizada na Avenida Nereu Ramos – 729, centro de Chapecó.