Recepção aos acadêmicos de Jornalismo

O início do ano letivo do curso de Jornalismo da Unochapecó foi marcado pela tradicional recepção de boas-vindas aos acadêmicos. Na abertura do  evento os acadêmicos conheceram, através  de um vídeo produzido pela Agência de Comunicação Integrada – ACIN Jornalismo, os professores e suas disciplinas e as instalações estruturais. O coordenador da graduação, Vagner Dalbosco, desejou as boas-vindas a todos os estudantes e apresentou as atividades previstas para esse ano. Algumas novidades também  foram pontuadas, como os novos equipamentos do laboratório de televisão e a rádio web, que entrará no ar em março.

O curso sempre promove ciclos de palestras, seminários e atividades de integração com os profissionais da área, com objetivo de aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho. E nessa voltas às aulas não foi  diferente. Participaram da recepção, o jornalista, Cleberson Silva, que socializou e falou sobre suas experiências nas áreas do telejornalismo, do impresso e do rádio.  Ele relatou sua trajetória no jornalismo aos estudantes, ressaltando a importância de uma graduação: hoje o jornalista que não é dinâmico, que não é um profissional multimídia, perde espaço no mercado de trabalho. Por isso, é preciso que os estudantes aproveitem  a universidade, pois o profissional que sai graduado tem um diferencial na profissão”.

A acadêmica do quinto período, Marina Folle Schielke, sustenta que os  estudantes só tem a ganhar com as melhorias e as oportunidades que foram apresentadas para este ano. “Espero que as matérias e as atividades nos instiguem e nos mostre cada vez mais o comprometimento dos alunos e dos professores”. Já para a caloura, Luciana Fernanda Colares, as expectativas são grandes em relação às oportunidades que o curso proporcionará. “Espero conhecer muitas pessoas, entrar nesse mundo comunicativo e adquirir todo o conhecimento possível  para seguir carreira e saber repassar a informação a todos ao meu redor”.

Para encerrar, os estudantes do terceiro período programaram uma interação com todos os novos estudantes. A atividade ocorreu em formato de perguntas e respostas, com cada calouro fazendo sua apresentação aos veteranos e razões de sua escolha pela profissão.

Atividades previstas para o ano de 2015

As atividades do curso de Jornalismo previstas para o ano de 2015, começam no dia 04 de março, com uma aula inaugural em conjunto com os cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. Essa atividade está composta pela palestra do dono do grupo RICTV Record de Santa Catarina, Marcelo Petrelli, que abordará o futuro da comunicação com as transformações tecnológicas e pela cerimônia de entrega do VI Prêmio Jornalismo Ambiental e do lançamento da próxima edição do concurso.

Para comemorar o dia do jornalista, 07 de abril, está prevista uma noite de conversação com profissionais da área. Já em maio, nos dias 04, 05 e 06, o curso realizará o Seminário de Atualidades, com temática ainda a ser definida entre os professores e acadêmicos. Em junho, o curso realizará a tradicional viagem de estudo para o Intercom Sul, prevista para os dias 04, 05 e 06 de junho, em Joinville.

Já no segundo semestre ocorrerá a Semana Acadêmica, organizada pelo Centro Acadêmico  (Cajor),  em parceria com a coordenação do curso. Além das atividades previstas, dois projetos inovadores terão início neste ano. Em novembro deste ano,  o curso passa ainda pelo exame de avaliação do Enade, que entre os critérios avaliados, está a qualificação dos professores e o desempenho na prova dos acadêmicos que concluem ou que já fizeram 80% da carga horária total do curso.

Novidades

A rádioweb do curso, que se encontra em caráter experimental, terá programação definida a partir do mês de março, com programas informativos desenvolvidos em conjunto com outros cursos. Outro projeto, “De olho na mídia”, terá o objetivo de reunir todos os acadêmicos e professores, em dois momentos no semestre, para uma análise crítica da atuação da mídia.