Presidente do Grupo RIC debate com estudantes o futuro da comunicação

Os cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Unochapecó realizam, na noite de quarta-feira (04), no Salão de Atos da Universidade, uma aula magna com o tema “O Futuro da Comunicação”, ministrada pelo empresário Marcelo Petrelli, dono do grupo RICTV Record de Santa Catarina. O evento, que é aberto aos profissionais do mercado, contará também com a entrega do VI Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental 2014 e o lançamento da edição 2015.

Marcelo Petrelli atua no ramo da Comunicação há mais de 25 anos, é Presidente Executivo do Grupo Rede Independência de Comunicação de Santa Catarina (RIC SC), afiliada da Rede Record e dos Jornais Notícias do Dia de Florianópolis e Joinville. O empresário ainda é membro do Conselho Deliberativo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) e do Conselho da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV (ABERT). Entre os temas que serão abordados na palestra está o papel da mídia no contexto da Internet; a relação entre poder e serviço; a produção de conteúdo; os rumos das mídias convencionais, como TV, rádio e jornal; e os próximos avanços tecnológicos nessa área.

uno

Na abertura do evento ocorrerá a entrega do VI Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental, nas categorias acadêmico e profissional dos três estados do Sul. O concurso tem como objetivo estimular a produção de reportagens jornalísticas na área ambiental, nos meios acadêmico e profissional da região Sul do Brasil. Esta ação é promovida pelo curso de Jornalismo da Unochapecó em parceria com a Caixa Econômica Federal. Na ocasião também será realizado o Lançamento da edição 2015 do Prêmio, com a divulgação da temática e da premiação.

Vencedores do VI Prêmio 2014

Nesta edição de 2014, na categoria profissional, cada vencedor receberá R$ 1,5 mil em dinheiro. Os vencedores são, a jornalista Katia Scanerla, da RIC TV Record de Curitiba-PR, com a reportagem “Flagrante Lixo” foi a vencedora da categoria Profissional TV. Com a reportagem “Coleta de consciências”, o jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi AM, de São Miguel do Oeste, conquistou como Profissional Radiofônico. A jornalista Jaqueline Orgler Sordi, do Jornal Zero Hora/RS, com a reportagem “Paisagem abandonada” ganhou na categoria Profissional Impresso. Na Profissional da Web, o vencedor foi o jornalista Carlos Rodrigo Nascimento, do Jornal Informativo, com a reportagem “Água: incolor, insípida, inodora e… invisível?”.

Já na categoria acadêmico cada vencedor receberá R$ 1 mil em dinheiro. Na categoria Acadêmico de TV, o estudante da Unisc/RS, Régis de Oliveira Júnior, ganhou com a reportagem “Lixo: uma montanha que só cresce”. O estudante da Univel/PR, João Diego Machado, com a reportagem “Rádio Documentário Vida: Rio São Francisco Verdadeiro” conquistou como Acadêmico Radiofônico. Com a reportagem “Como salvar a mata atlântica?” a estudante da UFSC/SC, Emanuelle Marques Nunes, foi a premiada na categoria Acadêmico de impresso. A vencedora na Acadêmico de web, foi a estudante da Uniritter/RS, Liliane Dias Pereira, com a reportagem “Monitoramento do ar deixa muito a desejar em Porto Alegre”.