Prêmio de Jornalismo relaciona Meio Ambiente e Produção de Alimentos

O concurso já está na sua 9º edição

Texto Vanessa Marquezzan*

O Curso de Jornalismo da Unochapecó, em parceria com a Caixa Econômica Federal, lança na próxima quarta-feira (17/05), o IX Prêmio de Jornalismo Ambiental. O evento acontece durante a abertura do Seminário de Atualidades, promovido pelos acadêmicos do curso. O concurso já está na sua 9ª edição e a participação de profissionais da imprensa e estudantes de toda a região Sul do país aumenta a cada edição. Em 2016, foram cerca de 80 reportagens inscritas.

Para a edição deste ano, as reportagens devem abordar o tema ‘Meio ambiente e produção de alimentos’. A cada ano, a temática é definida a partir dos assuntos e fatos mais relevantes do momento. A proposta é estar em sintonia com assuntos da atualidade. No ano passado, os trabalhos relacionaram meio ambiente e saúde pública. Já em 2015, as matérias tiveram como foco inovação e desenvolvimento sustentável e, em 2014, meio ambiente e cidadania.

O coordenador do Curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, pontua que o Prêmio de Jornalismo Ambiental tem avançado não apenas no número de participações, mas também na qualidade dos trabalhos. “A cada ano observamos reportagens bem elaboradas, que abordam a temática com profundidade e contribuem significativamente para o principal propósito do concurso, que é gerar reflexão sobre o meio ambiente. Este é papel do jornalismo e o Prêmio Ambiental tem se mostrado um canal importante”, observa.

O consultor regional de comunicação, esporte e cultura da Caixa, Lauro Hennemann, avalia que as edições anteriores do Prêmio foram muito positivas e revelam que a Instituição e a Unochapecó direcionam um olhar especial para as questões ambientais. “Estamos muito afinados com a temática do meio ambiente e suas implicações para o desenvolvimento sustentável da região. Além da preocupação com a qualidade de vida da atual e das futuras gerações”, afirma. Segundo a superintendente regional da Caixa, Maria Cláudia Sakai, promover o Prêmio de Jornalismo Ambiental junto com a Unochapecó reafirma o comprometimento com a sustentabilidade ambiental e com as questões sociais.

Podem se inscrever, estudantes de jornalismo e profissionais formados na área dos três estados do Sul do Brasil. O Prêmio está dividido em duas categorias: profissional e acadêmico. Cada uma possui quatro segmentos: impresso, rádio, TV e internet, com premiação para as melhores produções. O regulamento e resultados das últimas edições estão disponíveis em http://somos.unochapeco.edu.br/jornalismo-ambiental/.

*Estagiária sob a supervisão de Ilka Goldschmidt