O parque de diversões é um dos grandes atrativos da Efapi 2023, para crianças pela preferência e para os adultos pela necessidade de acompanhamento. Com mais de 20 brinquedos, o Park de Diversões Stallone conta com montanha russa, barco viking, roda gigante e kamikaze, entre outras opções, para complementar a programação da feira.
As crianças correm para o parque junto de seus familiares em busca de diversão. E é exatamente isso que elas encontram, pelo valor de R$10,00 para cada brinquedo. O parque está instalado próximo aos pavilhões de bovinos, e ficará aberto até o último dia de feira, ou seja, até o próximo domingo. A estrutura foi montada com o acompanhamento da Defesa Civil de Chapecó.
A pequena Lais Fernanda Lunardi, de cinco anos de idade, é a prova da procura. A menina demonstra grande animação após sair do brinquedo “mais radical”, segundo ela, o barco viking. Ela garante: “Não estava com medo, mas a mamãe sim, esse foi meu brinquedo favorito”. A irmã Maria Alice Lunardi, de 10 anos de idade, também compartilha a experiência: “Gostei muito porque foi bem radical, deu até frio na barriga. Foi o meu favorito até agora, esse e a montanha russa”. Mais do que diversão, o parque proporciona momentos importantes, que marcam a infância dos pequenos corajosos. “Eu acho legal porque fica nas nossas memórias, ajuda a construir memórias”, afirma Maria Alice.
Para os pais, o parque de diversões vai além de apenas brinquedos, porque ajuda as crianças a criar coragem e promover a interação social dos mais novos. Camila Manfroi, mãe do pequeno Mateus, de um ano e nove meses, conta que achou importante a Efapi incluir brinquedos para as crianças, para que elas também sejam incluídos na feira. “Ter esses brinquedos para os pequeninos também acho que foi bem importante, porque as luzes chamam muita atenção, então eles querem ir, e se não tem esses brinquedos pros menores eles ficam frustrados, por isso é importante o envolvimento com esses brinquedos, até pra eles terem mais coragem, dá até mais carisma, gera interação social”, afirma Camila.
O BRILHO DAS LUZES
As luzes do Park de Diversões Stallone chamam atenção e levam as pessoas a conhecer o local. De crianças a adultos, quem procura o brilho que vem dos brinquedos, se envolve na diversão. Foram essas luzes que levaram os irmãos César Anderson e Gustavo Ovídio até o parque. Ambos possuem síndrome de autismo, e mesmo sendo retraídos e tímidos, gastaram toda a sua energia nos brinquedos do parque da Efapi.
Os pais Marília e Ovídio Kowalski relatam sobre o processo de preparação dos meninos para participar de eventos. “A gente busca levar eles em todos os eventos que a gente fica sabendo na região de Chapecó, para interagir e apresentar e também para estimular o desenvolvimento deles. A gente consegue conversar com eles ‘vai ter Efapi, vamos participar?’ Eles são bem agitados, então assim a gente consegue controlar eles melhor, aí quando eles vêm descarregam bastante energia. Eles têm um pouco mais de medo do que o normal, mas conseguimos brincar com eles juntos”.
Texto e fotos: Nycoli Ludwig e Flávia De Marco