Nova edição da Revista Experimentus é lançada

O curso de Jornalismo da Unochapecó lançou a décima primeira edição da revista Experimentus, produzida pelos alunos do quinto período, na disciplina de Prática Laboratorial em Mídia Impressa, realizada no primeiro semestre deste ano. A edição apresenta reportagens ligadas à Sociedade, Cultura e Conhecimento.

A revista Experimentus é um dos produtos midiáticos com publicação anual, buscando apresentar ao público leitor informações objetivas, contextualizadas e aprofundadas, com apuração de conteúdos abrangentes e complexos. O professor da disciplina e responsável pelo produto, Franscesco Flavio da Silva, reforça que os estudantes deram os direcionamentos e não se intimidaram ao elaborarem conteúdos construtivos e inovadores. “A experiência prática gerou muitos desafios no percurso da produção jornalística, indo além da boa escrita ou da simples descrição dos fatos. Isso possibilitou o desenvolvimento das aptidões pessoais e profissionais na intensa busca por conteúdos de qualidade”, afirma.

Foto experimentus

Estudantes do sexto período do Curso de Jornalismo recebem a edição impressa da revista Experimentus

Esse foi o primeiro contato da turma com um produto midiático impresso. Para o estudante da disciplina Mauro Maurício Biondo, que participou também, através de seu estágio na Agência de Comunicação Integrada do Curso de Jornalismo – Acin Jornalismo, da elaboração do projeto gráfico, a revista proporcionou a todos da turma um momento ímpar dentro da graduação. “Foi um momento importante para compreendermos todos os processos de produção de uma revista. Trabalhamos na escolha das temáticas e levantamos as pautas, buscando por assuntos que muitas vezes não são abordados pela mídia. No momento da redação nos concentramos em trazer uma linguagem diferenciada”, destaca.

Os conteúdos dessa experiência estão disponíveis online e em 300 exemplares impressos. A cada edição um novo projeto gráfico é desenvolvido, relacionando a temática da revista e buscando manter uma unidade. Com base nas diagramações realizadas por cada estudante, a Acin Jornalismo, produziu um projeto gráfico que trouxe diferentes elementos, dispostos em um layout, com linhas de diferentes cores em cada matéria.