Literatório realiza contação de histórias na Feira do Livro

Texto: Nádia Natali Venancio e Francieli da Silva

Repleto de fantasia e interação com o público, o projeto Literatório esteve presente na programação da Feira do Livro Chapecó, na quinta-feira, 25 de abril. Entretendo estudantes das escolas regionais que visitam o evento. As apresentações aconteceram o dia todo e seu público alvo foi o infanto-juvenil, cada sessão teve cinquenta minutos de duração.

Abordou a literatura clássica e contemporânea com cenas teatrais, com o intuito de despertar a curiosidade nos espectadores e incentivá-los na leitura. Segundo a responsável pelo projeto, Rosa Maria Cominetti, os personagens contam um resumo da história, gerando interesse aos adolescentes nos livros.

Público infanto-juvenil acompanhou as contações de história. Foto: Nádia Natali Venancio

A estimativa de público foi de 1200 alunos, com todas sessões lotadas. A  Professora de língua portuguesa  da Escola de Educação Básica Marechal Borman, Cimara Vaz afirma que os seus alunos se sentem mais incentivados a lerem através das apresentações. Mas as temáticas poderiam envolver também o público adolescente.

Os estudantes não escondiam suas emoções ao prestigiar o show. Um exemplo é Julia  de 14 anos. Ela estava acompanhando a apresentação, disse ter gostado muito e afirma que irá ler os livros em casa.

Maquete produzida por aluno, baseada na saga do Harry Potter. Foto: Nádia Natali Venancio

O Literatório foi idealizado pela Unochapecó no ano de 2003 com o objetivo de incentivar a leitura através de contação de histórias clássicas e contemporâneas.