Pessoas em situação de rua muitas vezes são vistas como perigosas e indesejáveis. Mas o que sabemos sobre suas vidas, histórias e motivos que os levaram a estarem ali?
De acordo com a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social entre os anos de 2007 e 2008, entre os motivos que levam as pessoas a morar nas ruas, os maiores são: alcoolismo e/ou uso de drogas (35,5%), perda de emprego (29,8%) e conflitos familiares (29,1%).
Essas pessoas precisam lidar com uma série de questões inoportunas: violência, falta de saneamento básico e higiene, a falta de alimentação, a precariedade e o abandono de uma vida confortável, além de estarem mais vulneráveis a doenças.
Nesta edição do podcast “Para quem ainda não entendeu”, conversamos com a mestra e doutora em Serviço Social, especializada em saúde coletiva, assistente social atuante no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Osório, Ciberen Quadros Ouriques. Também conversamos com a licenciada em Ciências Sociais, Alessandra Rodrigues, que viveu em situação de rua durante dois anos, para entender um pouco mais sobre o tema e a realidade dessa população. Acompanhe!