Grupo teatral Reminiscências apresenta Espetáculo Flor e Ser na Feira do Livro 2024

Por: Junior Salvatori

O grupo teatral Reminiscências, da cidade de Joaçaba (SC), apresentou o espetáculo Flor e Ser nos dias 24, 25 e 26 de abril, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. A apresentação integra a programação da Feira do Livro 2024.

Crédito: Junior Salvatori

No espetáculo, três amigos montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e, por meio das músicas e brincadeiras, conversam sobre questões importantes do nosso tempo. As flores do jardim servem de metáforas para a vida dos jovens aprendizes em jardinagem, e os seus sonhos demonstram diferentes personalidades, seus projetos para o  futuro e os modos como cada um lida com as escolhas da adolescência. Com isso, a peça pretende provocar a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente podemos confiar. Em meio a tantas tecnologias, questiona-se como identificar pessoas mal intencionadas e como utilizar essas ferramentas para a aproximação de novos amigos.

Crédito: Junior Salvatori

A dramaturgia de João Tomas Santos mostra para a plateia – majoritariamente composta por jovens – uma reflexão sobre a delicadeza, mostrando conflitos de dois jovens que sonham em trabalhar com a arte. Os espectadores têm essa visão da delicadeza da arte e da poesia. A peça é contada no estilo musical, mostrando para o público que o grupo acredita que a arte, a música e a poesia podem ser vistas de uma forma complementar.

A atriz Ingrid Alfonso Lucas relata sobre a escolha do estilo musical enquanto um chamariz para os jovens. “Nós acreditamos muito na arte, em todas as suas formas, tanto a música, o teatro, a dança, toda a arte em um modo geral, ela serve para aliviar muitas dores, por isso o grupo escolhe o musical por essa visão, para que os jovens entendam isso também e que levem isso para casa e para seu cotidiano.” comenta ela.

Crédito: Junior Salvatori

Além disso, a peça fala como não devemos confiar em estranhos, mostrando que a internet não é um lugar seguro para todos, independentemente de sua idade, seja criança, jovem ou adulto. Mostra ainda que sempre devemos buscar toda e qualquer informação, comparando os tempos atuais com décadas passadas, sobretudo as transformações advindas das tecnologias digitais.

Ingrid complementa sobre a trajetória da companhia: “O grupo completa em agosto 13 anos de existência, com atualmente três espetáculos para infância e três espetáculos para adultos, sendo eles espetáculos diversos, mas todos com a mesma linguagem de poesia, músicas e o sonho, sendo este universo que o grupo habita”.