Estudantes de Jornalismo ganham prêmio Expocom

Acadêmicos vencedores do prêmio Expocom, irão para o Intercom Nacional em setembro. Créditos: Organização do Intercom/Universidade de Caxias do Sul

Texto Vanessa Marquezzan

O roteiro do documentário “Acampamento Marcelino Chiarello: a terra que alimenta a resistência“, venceu o prêmio Expocom, na modalidade roteiro de filme de não ficção. O documentário é de autoria dos estudantes de Jornalismo, Amanda Ferronato, Angélica Dezem, Darlei Luan Lottermann, Maria Joana Weber Giareton, Marina Folle Schielke e Jaqueline Dutra, na disciplina de Telejornalismo III, orientada pela professora Ilka Goldschmidt.

Os vencedores do Expocom vão participar do Intercom Nacional em setembro deste ano na Universidade Positivo de Curitiba. Para Maria Joana, a teoria e os debates além da sala de aula, foram fundamentais na elaboração e defesa do projeto diante de mais dois roteiros de não-ficção de universidade paranaenses. “Ser o melhor roteiro de não-ficção do Sul do país é discutir, debater e compreender as minorias.” enfatiza a estudante.

Também concorreram ao prêmio Expocom, a reportagem impressa “Atalaias do xadrez: quando o xeque-mate não é o fim” na categoria jornalismo literário e opinativo, de Liziane Nathália Vicenzi, e o documentário “Coração Viajante“, na modalidade  filme de não ficção, produzido por Daniel Paulus e Vanessa Cristiane Presotto, orientados pela professora Ilka Goldschmidt. E na categoria assessoria de imprensa, Amanda Ferronato e Willian Alves concorrem ao prêmio com o trabalho “A imagem política através da assessoria de imprensa”, orientado pelo professor Dirceu Hermes.

No Intercom Jr. foram apresentados seis produções dos estudantes de Jornalismo da Unochapecó. “Teia Comunitária: o portal da mídia cidadã” produzida por Mauro Maurício Biondo, e “Convergência Midiática Em Rádio Do Interior: Um Estudo De Caso Da Rádio Rural AM” desenvolvido por Cleberson Cagol, orientados pela professora Mariângela Torrescasana. A acadêmica Angélica Dezem com o artigo “Mídias sociais – Hábitos de Mídia pelos estudantes de Jornalismo da UnoChapecó”, orientada pelos professores Dirceu Hermes e Alexsandro Stumpf.

E os trabalhos “O enquadramento dos candidatos a prefeito de Chapecó em 2016 pelos jornais impressos locais” de Gabriel Wildner Kreutz, e a produção “Programa Governamental “Ouvindo Nosso Bairro”: Um Discurso Político-Eleitoral” da estudante Liziane Nathália Vicenzi, orientados pelo professor Vagner Dalbosco. A estudante Ana Carolini Fragoso com a produção “Reportagem Pública 2015: atuação da Agência Pública mediante ao jornalismo livre e independente”.

O Intercom Sul ocorreu entre os dias 15 a 17 de junho, em Caxias do Sul. A Unochapecó esteve representada pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, com 16 trabalhos no Intercom Júnior e 5 produções no prêmio Expocom.