A Prefeitura Municipal de Chapecó e a Comissão Central Organizadora (CCO) anunciaram na tarde da última quarta-feira, 17/06, o cancelamento da 20ª edição da Efapi (Feira-Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial). O evento estava previsto para o início do mês de outubro deste ano.
Em entrevista coletiva, o prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, justificou como principal causa do cancelamento, as dificuldades enfrentadas devido à regressão econômica do país. “Em momento de crise não se faz festa, não podemos fazer uma meia Efapi. A economia nacional vai mal e o município não tem condições. Está sobrecarregado”, aponta.
O curso de Jornalismo da Unochapecó desde 2003, realiza a cobertura das atividades da Feira: Exposições, negócios e shows. Os estudantes aprendem teoria na prática, utilizando diferentes mídias para realizar a divulgação da feira. Em 2009, o curso desenvolveu uma plataforma multimidiática, envolvendo vídeo, áudio, fotografia, impresso e mídias sociais. Com o cancelamento desta edição, a coordenação do curso fará um novo planejamento das ações para o segundo semestre de 2015.
A feira
Declarada como “Patrimônio Histórico” pela atual administração, a Efapi surgiu em 1967 com o objetivo de festejar o aniversário de 50 anos de fundação do Município de Chapecó. Com o desenvolvimento acelerado, transformou-se em referência multissetorial para o Brasil e países do Mercosul.
Confira a seguir a matéria produzida pela Agência de Comunicação Integrada – Acin Jornalismo: