Documentário feito por alunos do Jornalismo é exibido no cinema

Filme será exibido ãs 19:30h no cinema Arcoplex no Shopping Pátio Chapecó. Foto: Amanda Ferronado

Nesta segunda-feira (29), às 19h30, será exibido no cinema Arcoplex no Shopping Pátio Chapecó o documentário “Acampamento Marcelino Chiarello: a terra que alimenta a resistência”. Produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da Unochapecó, o filme  retrata a construção do acampamento Marcelino Chiarello, localizado entre os municípios de Xanxerê e Faxinal dos Guedes. O documentário de média-metragem revela um pouco da vida de personagens que contribuem para a história do Movimento Sem-Terra na região oeste, considerada o berço do MST em Santa Catarina.

Passados 31 anos da primeira ocupação, o documentário mostra as condições de vida, ideais, relação de trabalho e a forma como esses trabalhadores rurais reivindicam as terras para produzir e viver. A produção, resultante da disciplina de Telejornalismo III, conta com depoimentos de membros do MST que estão desde o início do movimento, e daqueles que entraram posteriormente. O filme foi realizado entre novembro e dezembro de 2016.

Produzido pelos estudantes Amanda Ferronato, Angélica Dezem, Darlei Luan Lottermann, Jaqueline Dutra Kornfüehrer, Maria Joana Weber Giareton e Marina Folle Schielke, com orientação da professora Ilka Margot Goldschmidt, o filme foi escolhido como um dos cinco melhores roteiros de não-ficção do Sul do país na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM) no Congresso de Comunicação, Intercom Sul 2017.

De acordo com a estudante Angélica Dezem, a ideia de exibir no cinema foi possibilitar o debate e ampliar as opiniões a respeito, a fim de desmistificar os estereótipos criados pela mídia em relação aos movimentos sociais. “A exibição no cinema fomenta a produção audiovisual local e promove também a aproximação do conteúdo com o público”. Para a acadêmica Amanda Ferronato, a ideia é que o documentário sirva como produto de desconstrução da visão da sociedade perante o MST, grupo social marginalizado, que busca uma solução às questões agrárias do país. “Essa produção é uma ferramenta de luta, de voz e espaço a esse movimento, que é considerado o maior movimento social da América Latina.”

Visibilidade das produções

Essa é a terceira vez que filmes produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó são exibidos no cinema de Chapecó. Para a professora Ilka Goldschmidt, que orientou os trabalhos, ocupar a tela de cinema é um movimento em busca de espaço e reconhecimento não apenas para as produções audiovisuais acadêmicas e independentes, mas para as histórias da região. “É tornar os personagens locais protagonistas, e o Curso de Jornalismo tem cumprido um importante papel no audiovisual, reconhecendo e documentando essas histórias.”

“Coração Viajante” foi o primeiro documentário que foi para o cinema de Chapecó. O projeto experimental de Daniel Paulus e Vanessa Presotto mostra a rotina profissional e a vida da caminhoneira catarinense Duda Nervis, que há mais de 10 anos mudou a vida e seguiu a estrada.

Em janeiro deste ano, foi a vez das estudantes Alessandra Cristina Favretto e Débora Maffissoni exibirem o documentário “A Banda de Orlando”. O filme fala sobre Orlando Villa Sanches, fundador da banda marcial estudantil da Escola Marechal Bormann e das histórias dos estudantes que passaram pelo projeto em 25 anos de existência.