Curso de Jornalismo nas eleições:

Uma das coberturas jornalísticas tradicionais do curso são as eleições. O objetivo, além de possibilitar a prática profissional, é contribuir com o processo democrático. Nesta reportagem especial que celebra os 25 anos do curso, relembramos algumas destas coberturas.

Nas Eleições de 2004, os estudantes do curso de Jornalismo da Unochapecó produziram uma edição especial do jornal laboratório “Passe a Folha“. O jornal focou, segundo o editorial, em “buscar informações não encontradas na imprensa diária, dando, assim, um aspecto qualitativo à cobertura”.

Em 2008, o curso de Jornalismo criou o programa “Destilado”, elaborado pelos acadêmicos do sexto período de Jornalismo, e mostrou entrevistas dos quatro candidatos à prefeitura de Chapecó. Através das entrevistas, o programa buscou mostrar o perfil de cada candidato e o que ele pensava sobre temas como tecnologia, meio ambiente, ciência e o papel da imprensa, com perguntas elaboradas pelos próprios alunos, que também apresentavam as entrevistas, apresentadas semanalmente na programação da TV Universitária, no canal 15 da Net.

Em 2012, o Jornal “Passe a Folha: Eleições 2012 ” foi produzido, e contou com a colaboração de 60 voluntários (cerca de 50 estudantes dos quatro períodos do curso, nove professores e cinco técnicos). As tarefas compreendiam desde a produção de pautas e a realização de reportagens até a edição final do conteúdo e a diagramação. O jornal foi veiculado no dia 9 de outubro, quando 5 mil exemplares foram encartados no jornal “Folha de Chapecó” e mil foram distribuídos na universidade. Para a realização do trabalho, os estudantes foram estimulados a acompanhar os fatos políticos, além de estudar e entender o cenário político local, estadual e nacional.

A responsável pela atividade, professora Ilka Goldschmidt, afirmou, na época, que o objetivo foi possibilitar aos acadêmicos a experiência de uma cobertura factual que trata de tema complexo e de extremo interesse público. Já para a coordenadora do curso de Jornalismo, em 2012, professora Mariângela Torrescasana, o projeto oportunizou aos estudantes vivenciar no próprio curso, ainda que experimentalmente, atividades práticas do cotidiano da profissão. Esta foi a segunda vez que uma edição especial do Passe a Folha é realizada na Unochapecó.

Nas eleições 2018, o curso de Jornalismo da Unochapecó realizou, através da Acin Jornalismo, uma cobertura multimídia. Durante o dia, a equipe acompanhou a votação, trazendo informações com boletins ao vivo na página do curso no Facebook. Já à noite, das 17h às 22h, a cobertura foi realizada pela página Web Rádio Clim, com a apuração dos resultados. A cobertura teve foco em Santa Catarina, mas trouxe informações de todos os estados brasileiros.

Em 2020, estudantes de todos os semestres aceitaram o desafio de participar da cobertura das Eleições. Apurar e checar informações sobre quantidade de habitantes, eleitores e candidatos de cada município e criar o roteiro antecederam o momento da gravação dos 19 boletins, que foram publicados nas mídias digitais do curso. Confira um dos boletins aqui.

Ao todo, os boletins somaram cerca de oito mil visualizações no Facebook e mais de cinco mil no Instagram, além de muitos compartilhamentos e comentários. Após o encerramento das votações, teve início uma transmissão ao vivo no Youtube e Facebook, que abordou diversos aspectos e reflexões acerca das eleições, como marketing político e propaganda eleitoral na internet. A cobertura foi organizada inteiramente de forma virtual, e a realização seguiu todos os procedimentos de prevenção da Covid-19.

Já em 2022, com o objetivo de estimular a prática jornalística, a cobertura das Eleições foi realizada a partir de uma atividade integrada, entre todos os semestres do curso de Jornalismo na Unochapecó. Os alunos foram divididos em dois turnos e funções diferentes. Estudantes e professores que votaram no município de Chapecó atuaram presencialmente no QG organizado na Acin Jornalismo e na cobertura externa. Já os acadêmicos votantes de outras cidades da região participaram através de coberturas externas referentes aos seus respectivos municípios.Nas mídias sociais do curso, foi possível acompanhar informações referente aos documentos necessários para a votação, possíveis mudanças nos locais de votação e o que era permitido e proibido na votação. No decorrer do dia, os estudantes acompanharam o movimento dos eleitores, os noticiários e apuraram o que estava acontecendo nos pontos de votação e traziam em forma de boletins, como por exemplo o do estudante Rafael Chiamenti Pedroso, ou de foto/legenda, como por exemplo a apuração da acadêmica Alessandra Alves Dias.