Cultura e integração ao ar livre

Em meio as árvores do bosque da Unochapecó, estudantes e professores de diversos cursos se reuniram para participar do Sarau promovido pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor), realizado em parceria com a coordenação do curso, na quinta-feira, 09 de abril. O evento fez parte das comemorações da semana do Jornalista e contou com a “Feirinha do Livro” e a “Mostra de Documentários de Jornalismo”.

foto02Os acadêmicos que passaram pelo bosque durante os períodos vespertino e noturno, tiveram a oportunidade de conhecer diversas obras, além de comprar e trocar livros, na “Feirinha do Livro”. A banca foi composta por doações da Livraria Educativa, de estudantes e de professores, e contou também, com a participação do Sebo Panacéia que colocou à venda livros e vinis. O acadêmico do quarto período do curso de Produção Audiovisual, Thiago de Quadros, adquiriu dois livros e aprovou a iniciativa do evento. “Se tivesse mais eventos como esse, teria bem mais gente lendo na universidade”, disse.

Com o objetivo de desafiar a criatividade dos presentes e incentivar a produção de poesias e desenhos, papéis e canetinhas coloridas estavam a disposição do público no varal chamado “Eu Poético”. O público pode ainda, estimular o raciocínio com jogos educativos e estratégicos, a exemplo do xadrez, dominó e “Uno”. Durante a noite, na Concha Acústica do Bosque, a “Mostra de Documentários de Jornalismo”, realizado em parceria com o projeto de extensão Cine Uno Itinerante, exibiu nove documentários e um curta produzidos entre os anos de 2000 e 2014, nas disciplinas de Telejornalismo e na de Projeto Experimental (PEX).Foto

O curta “Vida Blue”, de autoria do egresso Tiago Luiz Franz, foi destaque no evento. Ele é vencedor na categoria Audiovisual – Cinema, na 15ª edição do Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação), no ano de 2008. A professora orientadora das produções dos filmes, Ilka Goldschimidt, diz que mostras como essas são importantes para apresentar aos futuros produtores e a comunidade, os trabalhos já realizados no curso. “O curso dispõe de documentários que servem de material, que pode ser didático, para provocar debates e conhecer um pouco mais da cultura regional”, afirmou.

Para a Presidente do Cajor e estudante do sétimo período, Daniela da Silva, os objetivos foram alcançados, já que a principal intenção era aproveitar um espaço pouco utilizado dentro da universidade e aliar o conhecimento, a cultura, além de integrar as turmas do curso. “Promovemos um evento cultural que incentivou a exibição de materiais produzidos dentro do curso. A ideia é fazer novamente no segundo semestre, pensando de uma maneira maior e integrando outros cursos”, enfatizou.

Todos os trabalhos exibidos na mostra e produzidos no curso de jornalismo, estão disponíveis para a comunidade, alguns já estão online, no programa videolab veiculado pela Unowebtv. Outros podem ser acessados no laboratório de TV e Cinema da Unochapecó. E quem deseja adquirir uma cópia pode entrar em contato com o curso de Jornalismo, ou, comparecer no laboratório com um dispositivo gravável.
Filmes exibidos na mostra

De Moto no Mato, produção de Aline Dessbesell, César Romano, Eliane Taffarel e Tiago Luiz Franz;

Do Lado de Fora, produção de Thiago Nunes de Freitas;

Memórias de Uma Certa Escolha, produção de Augusto Zeiser;

O Que Você Come?,  produção de Mariana Elias;

Pedras, produção de Elizamara Nilson, João Lucas, Odoni Perin, Patrícia Vanin e Paula Garcia;

Peixe Grande,  produção de Cássio Dal Ponte;

Ponto Médio,  produção de Guilherme Rachelle, Daniel Moreira, Daniela da Silva e Débora Pinto;

Procissão, um Caminho Para…, produção de André Zanfonatto, Vanderleia Tramontina, Fabiane Kempka e Kamila Scopel;

Sua Cor Bate na Minha, produção de Elizamara Nilson e Paula Garcia;

Vida Blue, produção de Tiago Luiz Franz.