Chico Felitti e Isadora Neumann são os convidados da Oficina “Como Pensar em Podcast”

Por Claudia Eduarda e Rafael Pedroso

Dando sequência nas atividades da Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Unochapecó, os profissionais da comunicação deram o pontapé para as oficinas ofertadas, com a Oficina “Como pensar em podcast”, realizada nesta terça-feira (21).

Mediada pelo professor Hygino Vasconcellos, a dinâmica contou com Chico Felitti, jornalista, escritor e roteirista, idealizador do Podcast Isso Está Acontecendo, produzido para o Fantástico, e também participa do podcast Além do Meme, exclusivo da plataforma Spotify. Contou também com a participação de Isadora Neumann, jornalista e editora, a qual integra o time de produção do podcast Isso Está Acontecendo.

Na oportunidade, os alunos puderam debater e conversar com os profissionais sobre as diferentes facetas de produção de um podcast, a garantia de público, a formação de roteiro, como definir as pautas, como entrevistar e a maneira como editar um podcast.

Dentre as questões, Emanuele Schardong, estudante de Jornalismo, questionou sobre as diferenças entre regiões de grandes centros e regiões mais locais, além da produção presencial e virtual. O podcaster Chico destaca que a produção do podcast leva a dois caminhos: contar a história ao seu alcance ou recorrer a distância. Mas o principal conselho do veterano é “Viver a realidade da pessoa e ouvir ela presencialmente, muda muito.”

Isadora relatou sobre o processo de produção, edição e organização enquanto criação do podcast. Dentre eles, como funciona a relação entre ela e Chico, para o processo final do produto. Além disso, os estudantes trocaram “figurinhas” entre os aplicativos e softwares de edição de áudio e vídeo.

A oficina durou cerca de 2h, com troca de experiências entre os profissionais de mercado e os estudantes, possibilitando diálogos sobre experiências relatadas pelo Chico e pela Isadora, além de contribuições efetivas para as dúvidas referente ao podcast.

No decorrer da semana, o curso segue com oficinas voltadas para áreas como fotografia, edição, podcast, política, esporte, direito e jornalismo de dados. Fica a indicação do episódio “Paulo Gustavo Vive”, no qual ambos os jornalistas trabalham conjuntamente.   Link:https://open.spotify.com/episode/4LBcYHwjOhQzmITULJU8mX?si=P5da8bkERoGH7HElaOYNmQ&dl_branch=1