Chapecó colorido pela luta LGBT

Chapecó colorido pela luta LGBT

Desbravando a diversidade. Créditos: Matheus Kraemer

Texto Matheus Kraemer

Mil e quinhentas pessoas caminharam de mãos dadas sob as cores do arco-íris no centro de Chapecó na tarde do último sábado (17). Os moradores da cidade vivenciaram a diversidade durante a 2ª Parada de Luta LGBT do Oeste Catarinense contra o preconceito. O evento organizado pela União Nacional LGBT – UNA- Chapecó foi marcado por um ato na praça Coronel Bertaso e uma caminhada pela avenida Getúlio Vargas.

No início da ação foram recordadas as 343 pessoas assassinadas no Brasil em 2016 vítimas do preconceito. Os organizadores lembraram do recente caso da jovem de 19 anos encontrada morta no interior de Chapecó, vítima de feminicídio. Durante a caminhada, LGBTs e apoiadores lotaram a avenida com cartazes de protestos, músicas e gritos de ordem.  Este ano o evento trouxe como tema a “TRANSformação” drag queens e transexuais  conduziram a marcha que contou com o apoio de moradores e transeuntes.

A dona de casa Sonia Mara Viega de Souza, que participou da Parada na companhia dos dois filhos, sendo o mais novo de 10 anos, comentou que “foi lindo, todos foram muito respeitosos, o evento foi muito divertido. Acho muito bom vir apoiar e prestigiar a parada para mostrar que abraçamos a diferença.” Para a presidenta  da UNA-Chapecó, a parada foi surpreendente, “foram três meses articulando, organizando a parada. Ver toda a multidão, num só grito, por políticas públicas e respeito é  algo absoluto”.

Além de Chapecó, participaram da Parada grupos vindos de outros municípios da região Oeste como Xaxim, Realeza, Xanxerê, Joaçaba, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Guatambu, Fraiburgo, Videira, Herval d’Oeste, da capital, Florianópolis, de outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e também representantes da Cidade do México.

 

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.