Aula inaugural discute crises e dificuldades no jornalismo

Aula Inaugural

Perspectivas para o jornalismo em transformação foi tema da aula inaugural do Curso de Jornalismo da Unochapecó, ministrada pelo professor Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rogério Christofoletti, na sexta-feira (08/04). Na oportunidade, foi lançado o selo comemorativo dos 18 anos do curso e o livro “Questões para um Jornalismo em crise”, organizado pelo palestrante.

Aula 1O momento, que reuniu estudantes e profissionais já inseridos no mercado de trabalho, levantou a discussão  de assuntos como  coberturas focadas no cenário político,  dificuldades na realização das apurações dessas informações e a forma de sustentar financeiramente o jornalismo. Na visão do professor, muitos jornalistas se voltaram para o empreendedorismo, procurando formas de apresentar o jornalismo e sustentá-lo financeiramente através de financiamento coletivo, consórcios e coletivas de jornalistas. “Precisamos ser criativos”, pontua ele.

A busca de soluções para a crise de sustentabilidade, segundo o professor, não está restrita às redações brasileiras. Nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, e em outros grandes centros se investigam formas de como envolver as pessoas e adotarem o jornalismo como algo importante. Conforme o professor, com a internet, muitas pessoas acreditam que não há necessidade de pagar pelas informações, o que gera questionamentos como “será que informação de qualidade tem um preço? Que preço estaríamos dispostos a pagar? A internet transformou não só a comunicação, mas a própria sociabilidade humana”, observa Christofoletti .

Ao encerrar sua participação no evento, o palestrante deixa um recado aos acadêmicos que em breve estarão no mercado de trabalho: “existem condições extraordinárias de reinventar o jornalismo tecnologicamente, buscando ouvir e dialogar mais com os públicos, para se aproximar do discurso deles”.

O repórter da RBS TV de Chapecó, Giovani Klein, presente na aula inaugural, alerta sobre a responsabilidade do profissional na hora de modificar a forma de fazer jornalismo. “O público pede uma mudança de comportamento de quem cria uma notícia e nós, ao criarmos essa nova forma de comunicar, precisamos ter muito cuidado com aquilo que levamos ao ar. Os conceitos éticos e os conceitos de transformações, na hora de emitir uma noticia, estão muito interligados um com o outro”, explica.

Lançamentos

O selo em comemoração aos 18 anos do Curso de Jornalismo da Unochapecó, apresentado durante a abertura da aula inaugural pelo coordenador Vagner Dalbosco, estará presente em todos os materiais impressos e audiovisuais do curso. Esse selo representa uma das atividades criadas em comemoração há  quase duas décadas de existência.

Ao final do evento, outro lançamento chamou a atenção dos participantes. O livro “Questões para um Jornalismo em crise”, organizado pelo professor Christofoletti,  contêm artigos que analisam as atividades jornalísticas e apresentam sugestões para a crise dos impressos com alternativas para a indústria de conteúdos. Os egressos do curso de jornalismo da Unochapecó, hoje mestrandos do programa de pós-graduação em Jornalismo da UFSC, Ana Boursheid e Ricardo Sékula, assinam dois capítulos no exemplar.