AMBULATÓRIO DE SAÚDE PARQUE EFAPI

Os cuidados com a saúde do público presente na  21ª Exposição-Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi, ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Entre o início da feira, sexta-feira (06) e o último sábado (14), 247 atendimentos médicos foram registrados no ambulatório localizado no centro do parque.

A equipe de profissionais teve quatro capacitações de urgência e emergência no mês de setembro para estar melhor preparado para a demanda da feira. A coordenadora da equipe de enfermagem, Neila Gregório, afirma que além de experiência, a preparação para o evento foi muito importante. O grupo formado por 25 profissionais foi se dividiu para manter o funcionamento do ambulatório das 7h às 3h – fechamento do parque As equipes sempre compostas por sete enfermeiros, três médicos e três motoristas que se revezavam em turnos.

O enfermeiro Marciano da Silva Alves trabalhou aproximadamente 42h no ambulatório. Ele comenta que durante o dia os casos mais registrados são de pressão alterada, pequenos curativos e que muitas vezes não chegam a serem atendidos pelos médicos. Durante à noite, pessoas alcoolizadas são as que mais procuram o ambulatório. Marciano também pontua registros de queimaduras. Os maiores registros de atendimentos foram nos dias de shows gratuitos e no segundo dia de rodeio, em que se registrou um caso grave. 

Simone Batistela, acadêmica de Nutrição recebeu atendimento na manhã do domingo (15) por causa de uma crise de enxaqueca e se sentiu segura com o atendimento.

ESTRUTURA PERMANECE 

O ambulatório foi reformado pela prefeitura e tem uma recepção, espaço para triagem e classificação de risco,  estrutura de uma sala com dois leitos, uma sala de observação com quatro leitos, três consultórios médicos e todo suporte para emergências. Posterior à feira, o espaço será utilizado pela Assistência Social e Secretaria de Saúde, dando suporte ao atendimento à Cidade do Idoso.

Texto: Júlia de Carvalho

Fotos: Deisiana Damarat

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.