Alunos visitam veículos de comunicação de Chapecó

Em busca do conhecimento

Os estudantes do primeiro período do Curso de Jornalismo da Unochapecó visitaram as estruturas e o funcionamento de duas emissoras de televisão do município, a  RICTV Record e a RBS TV Chapecó. O objetivo foi acompanhar o processo de produção da notícia e aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho.

O professor da disciplina de Introdução ao Jornalismo, Vagner Dalbosco, foi o organizador e enfatizou a importância dessa atividade. “Muitos de nossos estudantes conhecem apenas rádios e jornais da sua cidade, porém não tiveram contato com uma emissora de televisão. Com essa visita, eles passaram a ter noção do que acontece com a informação antes de ser transmitida ao público”, ressalta.

Para a acadêmica, Renata Ely, a visita proporcionou novos conhecimentos ligados a área do jornalismo, principalmente quando se trata da rotina dos profissionais de televisão. Segundo ela, agora ficamais fácil de entender qual é o papel da profissão nessa mídia. Já a estudante, Jocelayne Bauer, impressionou-se com o dinamismo dos profissionais. “O que mais me chamou a atenção foi a sintonia das pessoas que trabalham por trás das câmeras. A rapidez que as tarefas são realizadas. Enquanto um aperta um botão para soltar a vinheta, o outro já prepara os comerciais. Isso tudo é muito interessante”, salienta.

Durante a visita, os alunos conheceram a parte técnica, estruturas, acompanharam gravações de boletins e conversaram com âncoras, repórteres, produtores e editores de ambas as emissoras. Além disso, tiveram oportunidade de assistir a transmissão ao vivo do Jornal do Almoço, programa produzido pela RBS TV Chapecó.