A campanha “Setembro Verde” busca promover a conscientização sobre a doação de órgãos, reunindo esforços do Ministério da Saúde e de diversas ONGs. O Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Cerca de 96% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde.
O orçamento federal destinado para a área em 2018 foi de R$1,036 bilhão. Mesmo assim, as filas de espera ainda são bastante longas, devido ao baixo índice de doadores. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, a taxa de recusa da família em fazer a doação é em torno de 43% no Brasil, enquanto a média mundial é de 25%. Conscientizar a população sobre a doação de órgãos é fundamental para aumentar o número de doadores e promover a recuperação da saúde para as pessoas que estão aguardando esse gesto de solidariedade.
Nesta edição do podcast “Para quem ainda não entendeu”, conversamos com o doutor João Baroncello, cirurgião no Hospital Unimed e Hospital Regional do Oeste em Chapecó, e também com o farmacêutico Samuel João Marmentini, que recebeu um rim por meio de transplante, para compreender mais sobre o tema.