A dança é uma das expressões artísticas mais antigas que existe. De origem grega, com expressões corporais e ritmos de todos os gêneros, a dança tem objetivo de demonstrar os sentimentos mais profundos que possam existir em um ser humano. Há 14 anos a Unochapecó aposta nos benefícios dessa prática e mantém o projeto de extensão grupo de Dança Essência. O objetivo da atividade é explorar as diversas linguagens estéticas e envolver as comunidades interna e externa da universidade.
Com perspectiva na intervenção urbana, o grupo transforma qualquer espaço em lugar cênico. Através de intervenções na universidade e fora dela, no centro e bairros de Chapecó, o projeto tem a intenção de mostrar a dança como uma forma de expressão, de sentimento. A ideia é não focar as apresentações nos gêneros musicais. Neste sentido, o grupo Essência está aberto a novos desafios.
Segundo a professora de dança, Vanessa Gertrudes Francischi, o grupo trabalha com a perspectiva da linguagem contemporânea, além do conhecimento e percepção corporal de cada integrante. “Conhecimento do corpo e novas amizades são benefícios que a dança pode trazer à vida acadêmica”, explica a professora.
Atualmente integram o projeto 20 estudantes, entre eles bolsistas e voluntários dos mais variados cursos. São alunos de fisioterapia, direito, medicina veterinária, psicologia, entre outros, além de alguns egressos da universidade que mesmo formados continuam no grupo. Em 2016 o projeto de extensão Dança Essência realizou aproximadamente 20 intervenções, entre elas as apresentações que fazem parte da agenda anual, como a do dia internacional de dança e a chegada da primavera.
A coordenadora do projeto, Neusa Dendena Kleinubing, comenta que “para o curso de Educação Física parece ser muito óbvio perceber os impactos da dança por ser um dos conteúdos trabalhados na matriz curricular, mas para os outros estudantes, percebemos que, como a arte em geral, a dança possibilita uma qualificação na formação humana. A arte sempre nos provoca, nos faz ver e perceber o universo de forma diferente”.
O projeto faz parte do programa Bolsa Cultural da Unochapecó, além da dança o programa conta com teatro, coral e orquestra com propósito de estimular e gerar mudanças nos estudantes que muitas vezes encontram obstáculos na vida acadêmica. Para participar basta comparecer na sala de dança anexa ao ginásio de esportes, os encontros acontecem nas terças e quintas feiras das 17h30 às 19h00 e aos sábados das 8h30 às 11h30.
Texto: Pâmila Capelli