Texto: Nádia Natali Venancio e Francieli da Silva
Repleto de fantasia e interação com o público, o projeto Literatório esteve presente na programação da Feira do Livro Chapecó, na quinta-feira, 25 de abril. Entretendo estudantes das escolas regionais que visitam o evento. As apresentações aconteceram o dia todo e seu público alvo foi o infanto-juvenil, cada sessão teve cinquenta minutos de duração.
Abordou a literatura clássica e contemporânea com cenas teatrais, com o intuito de despertar a curiosidade nos espectadores e incentivá-los na leitura. Segundo a responsável pelo projeto, Rosa Maria Cominetti, os personagens contam um resumo da história, gerando interesse aos adolescentes nos livros.
A estimativa de público foi de 1200 alunos, com todas sessões lotadas. A Professora de língua portuguesa da Escola de Educação Básica Marechal Borman, Cimara Vaz afirma que os seus alunos se sentem mais incentivados a lerem através das apresentações. Mas as temáticas poderiam envolver também o público adolescente.
Os estudantes não escondiam suas emoções ao prestigiar o show. Um exemplo é Julia de 14 anos. Ela estava acompanhando a apresentação, disse ter gostado muito e afirma que irá ler os livros em casa.
O Literatório foi idealizado pela Unochapecó no ano de 2003 com o objetivo de incentivar a leitura através de contação de histórias clássicas e contemporâneas.