Estudantes de jornalismo conversam com profissionais da área

Aula é realizada em clube campestre de Chapecó

Só em pensar de ter aula no sábado já é desanimador, o dia inteiro então, pior ainda. Mas, quando se propõe uma atividade que tira todos da rotina e surpreende pelo conteúdo e ao mesmo tempo pela informalidade, até mesmo o sábado passa a ter a melhor aula da semana. Assim foi com os estudantes de Jornalismo da Unochapecó que no final de semana do dia 20 de maio se reuniram para ouvir experiências de jornalismo online em um clube campestre de Chapecó.

A turma do terceiro período recebeu os profissionais que atuam na região, Cahê Mota, setorista da Chapecoense pelo Globo Esporte.com, Kaehryan Fauth da MB Comunicações, Mateus Montemezzo do Clic RDC, Ari Espindola Junior do Ronda SC e Suellen Santin do Coletivo Tereza. A proposta da professora da disciplina de Jornalismo Online foi trazer o olhar de quem está inserido no mercado.

Os convidados puderam relatar suas vivências e estimular os alunos a pensar novas possibilidades e produções para o jornalismo online. “O nosso jornalismo online ainda é muito tímido, pois a internet tem um potencial muito grande, mas nós ainda não sabemos explorá-la,” completa Angélica.

Segundo os profissionais, a região de Chapecó tem pouco incentivo para a produção de conteúdo online, pois ainda está muito ligada aos meios de comunicação tradicionais. Além disso, o retorno financeiro é uma das dificuldades, porém, aos poucos os veículos de comunicação online ganham mais espaço.

Os convidados deram dicas de como apostar na tecnologia e suas ferramentas. Utilizar a versão Mobile no site que permite a ele se adaptar a qualquer tela, e buscar a ferramenta Seo para ajudar no rankeamento da matéria, por exemplo. Fazer um texto objetivo, leve, com um título chamativo e utilizar da multimidialidade para dar maior visibilidade ao conteúdo.

Durante o período da tarde foram apresentados vídeos desenvolvidos por jornalistas que trabalham na área do online em outras regiões do Brasil, como Felipe Sales e  Luiza Morfim do TJ Ufsc, Clayton Nobre do Mídia Ninja e Gabriel Machado do Arquibancada SC. A ideia foi conhecer as experiências de diferentes locais para saber como o jornalismo online é visto e trabalhado em outras realidades.

Segundo a estudante de jornalismo Pâmila Capelli o bate-papo com profissionais da área possibilitou sanar dúvidas. “Gostei muito da aula de sábado, por termos feito este encontro fora da universidade porque saímos da rotina acadêmica,” destaca. Para a professora Angélica, com esse tipo de atividade “os estudantes percebam que o ambiente não é determinante mas sim as discussões que a gente traz”.

Texto: Vanessa Marquezzan