Inscrições para o 9º Prêmio de Jornalismo Ambiental já começaram

Prêmio de Jornalismo Ambiental é lançado na abertura do Seminário de Atualidades

O 9º Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental foi lançado no dia 17 de maio, durante a abertura do Seminário de Atualidades, tendo como tema “Meio Ambiente e Produção de Alimentos”. As inscrições podem ser feitas até 31 de outubro de 2017, no site do concurso, em http://somos.unochapeco.edu.br/jornalismo-ambiental/.

O Prêmio é uma parceria entre a Unochapecó e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de premiar estudantes e profissionais da região Sul do país. O coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, destaca que este é o nono ano consecutivo da realização do concurso, e a cada ano cresce em participação, com 90 inscritos na última edição, demonstrando ser um prêmio já consolidado. “Percebemos a qualidade das reportagens a cada ano. Nesta edição, a temática da produção de alimentos é pertinente e necessária, uma vez que há uma série de desafios colocados à sociedade no sentido de pensar formas sustentáveis desta produção”, aborda o professor.

Presente no lançamento, o gerente regional Oeste da Caixa Econômica Federal, Carlos Alberto Bonin, reconheceu que esta parceria da Caixa com a Unochapecó está fortalecida, pois ambos acreditam nos mesmos valores. “A Caixa acredita que pode se fazer um jornalismo ético, crítico e coerente em qualquer ambiente e em qualquer época, e este Prêmio reforça essa nossa convicção”, enfatizou Bonin. O gerente regional da Caixa também ressaltou a relevância da temática deste ano: “num contexto em que a ação do homem interfere na sustentabilidade no meio ambiente, o Prêmio traz à tona práticas humanas e coloca à prova se realmente essas práticas são sustentáveis”. Também prestigiaram o lançamento do evento o gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa, Edimar Giachini, e o consultor regional de Comunicação, Esporte e Cultura, Lauro Hennemann.

Neste ano, podem concorrer trabalhos de profissionais veiculados na imprensa e de estudantes de Jornalismo produzidos em disciplinas e jornais laboratórios entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de outubro de 2017, dos três estados do Sul do Brasil. São aceitas reportagens que tratem da temática sob diferentes perspectivas, como por exemplo a interferência da produção de alimentos no meio ambiente e na saúde humana, a partir de determinados modelos e técnicas; bem com a interferência do meio ambiente na produção de alimentos. Dessa forma, a temática permite a inclusão de reportagens que refletem estudos e práticas nessa área, desde iniciativas inovadoras e positivas à denúncias e críticas envolvendo esta relação.

O Prêmio está dividido em duas categorias: profissional e acadêmico, subdivididas em quatro segmentos: impresso, rádio, TV e internet. A premiação será de R$ 10 mil, divididos entre as categorias. Serão premiados os melhores trabalhos de cada segmento.

Texto: Vanessa Marquezzan