CURSO DE JORNALISMO COMEMORA 18 ANOS COM PALESTRA DE GIOVANI GRIZOTTI

CURSO DE JORNALISMO COMEMORA 18 ANOS COM PALESTRA DE GIOVANI GRIZOTTI

 

 

Jornalismo investigativo

 

Para comemorar os 18 anos de existência, o curso de Jornalismo da Unochapecó convidou o jornalista e repórter investigativo da TV Globo/RBS TV, Giovani Grizotti, que abordará a temática  “Os desafios da apuração jornalística”, no dia 07 de novembro, às 19h, no salão de atos da universidade.

Segundo Grizotti, o jornalismo investigativo existe para preencher uma lacuna deixada por instituições responsáveis pela investigação de crimes no Brasil e para levar ao público notícias precisas, permitindo que a sociedade tenha uma informação cada vez mais qualificada. Na construção de reportagens, com caráter investigativo, o profissional, durante a apuração ou produção in loco, deve adotar mecanismos de proteção, de planejamento e de previsão de  futuros riscos de vida.

Como são muitos os desafios a que está sujeito o repórter investigativo, torna-se necessário agir com discrição na condução dos trabalhos, principalmente se a pauta estiver baseada em uma denúncia. Grizotti por exemplo, é conhecido como o “repórter sem rosto” e salienta que a prioridade é manter a integridade física e acima de tudo a vida. “O risco sempre vai existir. Se uma pessoa está na rua, é provável que esteja mais desprotegida do que o repórter num ambiente da reportagem”, comenta. Entre as  produções do palestrante, de maior repercussão, estão a Máfia das Próteses, Farra dos Vereadores e Corrupção em Condomínios.

O jornalista Giovani Grizotti é formado pela PUC/RS e já conquistou cerca de 50 prêmios de jornalismo, entre os principais estão dois Prêmios Esso, Embratel e o Vladimir Herzog. Durante quatro vezes, seu nome foi finalista ao IRE AWARDS, considerado o “oscar” do jornalismo investigativo norte-americano. Atualmente é responsável pelo blog Repórter Farroupilha e produz, eventualmente, reportagens especiais para o programa Fantástico, da Rede Globo.

O curso

O Curso de Jornalismo da Unochapecó foi implantado em 16 de fevereiro de 1998. A primeira turma colou grau em 14 de setembro de 2002. Ao longo desses 18 anos, mais de 250 alunos foram diplomados e mais de 30 professores integraram a o quadro docente. Com duração de quatro anos e um total de três mil horas/aula, o curso possui, em sua estrutura, laboratórios de televisão, rádio e fotografia em revelação preto e branco, estúdio de fotografia, hemeroteca e Agência de Comunicação Integrada (Acin).

O curso busca se inserir na comunidade através dos projetos de extensão e pesquisa e com seus produtos midiáticos, realizados nas disciplinas de redação, jornalismo online, telejornalismo e radiojornalismo. Além disso, desenvolve ações voltadas para a atualização na área, como seminários e palestras, e incentiva a participação dos acadêmicos em eventos de comunicação de nível regional e nacional.

______

Giovani Grizotti concedeu uma entrevista para o programa Bala na Agulha da WebRádio Clim.

WhatsApp Image 2016-10-10 at 13.58.05

 

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.