O curso de jornalismo debate Estado, Sociedade e Democracia

Em comemoração aos 18 anos do Curso de Jornalismo da Unochapecó, a 15ª edição do  Seminário de Atualidade teve como tema “Estado, Sociedade e Democracia”. Na palestra de abertura, o doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dejalma Cremonese, fez uma exposição sobre “Ética e política no cenário atual”. Durante sua palestra, Cremonese destacou que é preciso entender primeiramente o sentido da ética, com seus valores mais universais e a moral relacionada a questões mais particulares, para depois buscar compreender a atual conjuntura política brasileira.

O tema “Participação, democracia e políticas públicas no Brasil”, foi trabalhado na quarta-feira, 18, pelo mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Danilo Enrico Martuscelli. O professor recordou dois momentos históricos da política nacional. O primeiro relacionado à crise do governo Collor, que ele caracteriza “como as dores do parto da transição neoliberal no Brasi” e o segundo, ao atual cenário político brasileiro, apontada como “crise do mensalão, resultante dos processos de reforma nesse modelo”.

Encerrando o seminário, os acadêmicos do curso de Jornalismo participaram da palestra sobre “A crise de representatividade: Repensando o sistema político-partidário brasileiro”. O palestrante foi o mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Orides Mezzaroba. Em sua explanação, o professor deixou claro que a mudança do atual cenário político brasileiro passa pela recriação dos partidos políticos enquanto um espaço público, onde as pessoas possam participar ativamente e a partir desse processo, estabelecer políticas para o próprio estado.

O Seminário é promovido anualmente pela coordenação do curso em parceria com o centro acadêmico, com o objetivo de servir como embasamento aos alunos para entender e discutir as temáticas. Os assuntos escolhidos surgem de propostas dos alunos do curso.