Seminário discute a confiabilidade das instituições públicas

A 15ª edição do Seminário de Atualidade, com a temática “Estado, Sociedade e Democracia”, acontece de 17 à 19 de maio. As atividades iniciam sempre às 19h e são organizadas pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, em parceria com o Centro Acadêmico, Cajor.

A palestra do doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dejalma Cremonese, abre essa edição do Seminário, comemorativa aos 18 anos do Curso de Jornalismo. Cremonese é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), realizou especialização em Pesquisa Científica. Atualmente, é professor no mestrado e no Departamento de Ciências Sociais da UFMS. O tema de sua exposição é “Ética e política no cenário atual” e ocorre no auditório do bloco R.

Na segunda noite do Seminário, 18, no plenário do bloco G, a “Participação, democracia e políticas públicas no Brasil” será discutida pelo mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Danilo Enrico Martuscelli. O professor é autor do livro “Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil”, publicado em 2013, pela editora CRV. Atualmente, Enrico, é professor do curso

de Licenciatura em Ciências Sociais, do campus de Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Também atua no campus de Erechim, no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Também tendo como palco o plenário do bloco G, o Seminário encerra, no dia 19, com a palestra sobre “A crise de representatividade: (Re) pensando o sistema político-partidário brasileiro”, proposto pelo mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutor junto à Universidade de Coimbra, em Portugal, Orides Mezzaroba. Ele é formado em Direito e especializado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, Orides, é professor na graduação e pós graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é aberto a estudantes, professores e técnicos administrativos, que receberão certificado, válido para horas de Atividades Curriculares Complementares (ACC’s). O público externo também é convidado a participar das discussões.

POST Seminário da Atualidade-01