No ano de celebração dos 18 anos do curso de Jornalismo da Unochapecó, diversas ações estão previstas para promover a interação entre professores, acadêmicos e egressos do curso. À exemplo disso, nesta semana, duas atividades fizeram parte do calendário comemorativo do curso. Ambas aconteceram no Plenário do bloco G, às 19h30.
Na terça, dia 12, a palestra com o presidente do Sindicado dos Jornalistas de SC, Aderbal Filho, promovida pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor) em parceria com a coordenação do curso de Jornalismo, tratou sobre a tramitação da PEC do Diploma e cobertura da crise política pela mídia. No evento foram abordados pontos relacionados à censura política; carga horária de trabalho dos jornalistas; e relações trabalhistas. Segundo Aderbal Filho, momentos como este ressaltam a importância e necessidade de restituir o diploma como requisito para o exercício da profissão de Jornalista, como elemento fundamental para qualificar o exercício da profissão e para garantir, à sociedade, informação qualificada. “A maior dificuldade no Jornalismo é ter a devida valorização do trabalho profissional, respeito aos direitos e qualidade nas condições de trabalho, afirma o sindicalista.
Já na quarta, dia 13, a palestra foi com a editora-chefe do Diário Catarinense, Deca Soares; e com o repórter Darci Debona, do Grupo RBS em Chapecó. O objetivo do evento foi discutir a prática jornalística na atualidade. Deca Soares destaca que embora o Jornalismo esteja em processo de transformações, as pessoas nunca consumiram tanta informação, e isso, para os jornalistas, é uma boa notícia. “Hoje em dia, cada individuo pode ser um veículo de comunicação, e, nesse meio em que há muito informação, a função do jornalista cresce e aumenta de importância, porque é o jornalista o cara que prima pela qualidade e precisão das informações, pela ética, pela imparcialidade, por todos aqueles preceitos que a gente aprende e que nem todo mundo leva consigo para a vida”, enfatiza. Darci Debona concorda e complementa: “esse contato profissional com os estudantes é uma oportunidade que a gente tem para refletir sobre a nossa profissão, um trabalho bem intelectual e a gente precisa saber que enfoque dar, descartar ou não uma pauta. Acredito que através desse intercambio, a gente vai chegar um ponto de melhor atuação profissional”, almeja.
Outra atividade comemorativa, prevista no curso, é o Seminário de Atualidades, que este ano segue a temática “Estado, Sociedade e Democracia”. O evento acontece de 17 a 19 de maio, com início às 19h, no Plenário do bloco G da Unochapecó.