Entrega da premiação acontece dia 01 de abril, na Caixa Econômica Federal

Sem título

Quatro acadêmicos e quatro profissionais da área do Jornalismo recebem, no dia 01 de abril, sexta-feira,  às 10h, na superintendência da Caixa Econômica Federal, os prêmios que conquistaram nas diferentes modalidades e categorias, presentes no regulamento da sétima edição do Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo ambiental. O valor total do prêmio é de R$ 10.000,00. O vencedor de cada categoria profissional irá receber R$ 1.500,00 e o da categoria  Estudante, R$ 1.000,00. Na oportunidade, também será entregue um certificado de participação. As reportagens vencedoras estão publicadas no site do concurso www.unochapeco.edu.br/premiojornalismoambiental.

Os premiados na categoria profissional foram: Profissional de TV, o jornalista Jucinei Adriano Cardoso, da TVAL Florianópolis-SC, com a reportagem “Programa Mosaico – Acolhida na Colônia”; Profissional radiofônico, o jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi AM, de São Miguel do Oeste, com a reportagem “Azeitando o meio ambiente”, que pela terceira vez consecutiva conquista o primeiro lugar nesta modalidade. Marcos pontua que participar do prêmio Unochapecó/Caixa é diferente dos outros concursos, pois as avaliações são feitas por professores de universidades dos três estados do Sul do país. Segundo Meller, as observações dos aspectos técnicos possuem mais vigor e precisão do que outros prêmios. “Esse caráter acadêmico representa um valor muito especial para o prêmio de Jornalismo. Participar desse prêmio é uma honra muito grande. E conquistar o prêmio, é uma satisfação maior”, conclui o jornalista. Na categoria Profissional impresso, foram contemplados o jornalista Danton José Boatini Júnior, do Jornal Correio do Povo-RS, com a reportagem “Alerta no clima”; Profissional da Web, o jornalista Marcelo de Oliveira Kervalt, do Jornal NH, com a reportagem “O nosso lixo”.

Já na categoria acadêmico, conquistaram os prêmios: Acadêmico de TV, a estudante da Universidade Católica de Pelotas-RS, Silvana Schiller Scaglioni, com a reportagem “Mudança da produção com agrotóxico para orgânica”; Acadêmico radiofônico, as estudantes da Faculdade SATC -SC, Francine Ferreira e Caroline Macarini Eyng, com a reportagem “Todos pelo Mãe Luiza”; Acadêmico de impresso, as estudantes da Unochapecó-SC, Emily Midiã Machado e Janete Thies, com a reportagem “A bioconstrução como uma forma de sustentabilidade – Um novo modo de vida”; Acadêmico de web, as estudantes da PUC-RS, Cândida Schaedler e Helena Rocha, com a reportagem “Por que o Brasil resiste ao alimento verde”.

Para a seleção dos melhores trabalhos, a comissão avaliadora usou como critérios a pertinência e o aprofundamento do tema, além do domínio das técnicas jornalísticas na produção de reportagem. Nesta edição, a comissão julgadora do concurso foi composta por três professores de diferentes áreas do Jornalismo. Representando o estado do Paraná, a Profª Drª. da Universidade Federal do Paraná, Myrian Del Vecchio; de Santa Catarina, a Profª Drª. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cárlida Emerim; e do estado do Rio Grande do Sul, a Profª Drª, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilza Girardi.

O prêmio

O Prêmio de Jornalismo Ambiental é uma iniciativa do curso de Jornalismo da Unochapecó, em parceria com a Unochapecó a com a Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é incentivar a prática jornalística e promover o debate sobre assuntos que envolvam o meio ambiente. Nesta edição, para concorrer ao prêmio, os inscritos tiveram que produzir reportagens, dentro de cada segmento jornalístico, sobre o tema Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

Meio do Texto

Marcos Meller pretende se inscrever nas próximas edições do Prêmio porque confia na seriedade com que ele é conduzido, o que inspira também outros profissionais a participarem.