Projetos Experimentais de Jornalismo serão exibidos nesta quarta

cartaz capa-06

Nesta quarta-feira, dia 02, a coordenação do curso de Jornalismo, junto com o Centro Acadêmico – Cajor e os estudantes do 8º período, promovem exibições e apresentações dos Projetos Experimentais (PEX), desenvolvidos no segundo semestre desse ano como trabalho de conclusão de curso.

De acordo com a presidente do Cajor, Maria Joana Giareton, o intuito da atividade é valorizar os trabalhos produzidos no curso, além de proporcionar uma noite diferente para os estudantes. “Eu acredito que dessa forma todos os estudantes poderão se inteirar sobre as etapas para o desenvolvimento de um PEX”, ressalta.

A professora responsável pela disciplina de PEX, Ilka Goldschimidt, adianta que os trabalhos tratam de diferentes temáticas e demonstram a capacidade discursiva e técnica dos jornalistas que estão se formando. “É importante conhecer esses projetos, pois tratam de assuntos de interesse público e é responsabilidade do jornalista esse retorno não somente para as fontes, mas para a sociedade”, avalia.

Para o estudante do oitavo período, Daniel Moreira, essa troca de experiências dentro do curso deve estar ainda mais presente. “Essa exibição, assim como a plataforma Clim, proporcionam a visualização das produções feitas no nosso curso e servem como incentivo para os próximos colegas que irão desenvolver um projeto”, pontua.

As apresentações contarão com a presença dos estudantes responsáveis pelos projetos, relatando como foi a experiência e a produção. Os documentários serão exibidos a partir 20h, no auditório 2 do bloco R3. Já os trabalhos impressos  estarão à disposição no hall do bloco R3, a partir das 19h. A exibição conta ainda com o ensaio fotográfico que já se encontra exposto na entrada do bloco F.

Sobre o projeto

Para a realização do PEX, os acadêmicos puderam produzir individualmente ou em dupla.  A avaliação final foi feita pelo orientador, por um professor do curso e um profissional do mercado com formação na área jornalística. Os estudantes apresentaram um produto experimental de caráter jornalístico, assumindo a responsabilidade pelo seu desenvolvimento. No total foram apresentados 19 projetos neste ano.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, a intenção é promover essa exibição dos PEX todos os anos. “É um momento importante para dar visibilidade aos trabalhos junto à comunidade acadêmica e externa, valorizando os estudantes e a produção experimental realizada no curso de Jornalismo”.

12342895_894777560598149_2057425961_o

12317999_894779290597976_1901720264_o