Palestra abordará os “Desafios Éticos no Jornalismo Atual”

Mário ProntoIV

Mario Messagi Júnior palestrará sobre “Desafios Éticos do Jornalismo Atual”

A programação da Semana Acadêmica do curso de Jornalismo da Unochapecó oferece aos estudantes a oportunidade de acompanhar palestras, oficinas e pesquisas na área da comunicação. Entre as palestras, está a do professor Mário Messagi Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), convidado para debater sobre os “Desafios Éticos do Jornalismo Atual”, na quinta-feira (10).

Assuntos como a censura e a autocensura nas redações, o acesso à informação e a liberdade do jornalista para construir e publicar as informações serão abordados pelo palestrante. O professor irá expor os resultados de uma pesquisa  realizada nas redações de Curitiba e no Estado do Paraná sobre o controle editorial  e trará a público o processo de desenvolvimento da pesquisa em nível nacional, que inclui a participação de jornalistas de todo o Brasil. “Nós estamos tentando verificar que condições, para exercer a profissão de maneira ética, existem para que o profissional possa trabalhar respeitando o código de ética”, explica.

A palestra inicia às 19 horas no plenário do bloco R da Unochapecó e o controle de presença aos estudantes estará disponível até ás 19h30, na secretaria do curso de Jornalismo, localizado no bloco F da universidade.

O palestrante

Mário Messagi Júnior é professor do Departamento de Comunicação da UFPR e coordenador do grupo de pesquisas sobre Mudanças Estruturais na Democracia. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e membro titular da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Confira a entrevista com o professor Mário Messagi Júnior pela Rádio Clim: