Mercado de Notícias em debate no curso de Jornalismo

A credibilidade da notícia e a necessidade constante e crescente de informações foram alguns dos temas debatidos no encontro promovido pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, na sexta-feira, 31. O evento, “De Olho na Mídia”, contou com a exibição do documentário “O Mercado de Notícias” para provocar a discussão e a reflexão sobre a postura jornalística no atual mercado de trabalho.

O documentário foi produzido e dirigido, no Brasil, pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado e é baseado na peça escrita no ano de 1625 pelo dramaturgo inglês, Ben Jonson. A partir das discussões sobre a produção de notícias, o filme debate a essência do jornalismo e a obrigação de escolher quais fatos irão ser publicados, a necessidade de encontrar a novidade e revelar histórias sem esquecer de um ponto crucial: a sobrevivência econômica e comercial dos veículos de comunicação.

“O Mercado de Notícias” conta com depoimentos de treze jornalistas brasileiros como Mino Carta, Fernando Rodrigues, Cristiana Lôbo e José Roberto de Toledo. Nas entrevistas, os profissionais compartilham experiências e expõem suas percepções sobre o futuro da imprensa e casos que acontecem no cotidiano da profissão. O filme também aborda temas polêmicos da história da imprensa brasileira, a exemplo dos casos Escola Base e Bolinha de Papel.

Logo após a exibição do documentário, os presentes debateram algumas cenas do filme e refletiram sobre o trabalho realizado pelos jornalistas ao longo da história da imprena brasileira. Para o estudante do quarto período do curso de Jornalismo, Rodrigo Kroth, a atuação do profissional no mercado trabalho é contraditória com o processo de aprendizagem que ocorre na faculdade. “O setor comercial dos veículos de comunicação ganham cada vez mais espaço e encobrem o trabalho ético do profissional. Isso acontece principalmente no interior, onde muitos desses veículos são comprometidos política e economicamente”, enfatiza.

“De Olho na Mídia”

O projeto surgiu em 2015, com o objetivo de reunir todos os acadêmicos e professores do curso de Jornalismo para uma análise crítica da atuação da mídia. No primeiro semestre, o evento utilizou o Caso Swissleaks HSBC para refletir o desempenho dos profissionais da área jornalística em grandes coberturas midiáticas.