Crise econômica é tema de debate no Seminário de Atualidades

“Crise Econômica: Cenário e Perspectivas” foi a temática da 14ª edição do Seminário de Atualidades, realizado pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, dos dias 5 a 7 de maio. Com objetivo de analisar o cenário atual e apontar o panorama econômico para os próximos anos, o evento neste ano foi também uma oportunidade para os estudantes e professores compreender questões relacionadas a esta área.

A palestra da primeira noite, dia 05, que teve como tema “O Jornalista e o papel da imprensa no cenário da crise econômica”, foi ministrada pelo Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Carlos Augusto Locatelli. Logo na abertura do evento, os participantes contemplaram a performance da artista Marília Hermes e a apresentação musical da estudante Amanda Cadore. Durante a palestra, Locatelli refletiu que os jornalistas têm o dever de identificar quais são os verdadeiros problemas públicos, envolvidos em uma crise, além de, “aplicar mecanismos de responsabilização das pessoas que estão tomando as decisões hoje, seja no governo ou fora dele”.

O tema “Política Econômica atual e cenário futuro”, foi abordado na quarta-feira, 06, pelo presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Igor Alexandre de Morais. Na visão do palestrante, a crise do momento é “Tupiniquim”, pois foi gestada dentro da economia brasileira através de diversos erros de política econômica. Ele comenta ainda que, o cenário atual é destacado pela a alta na inflação, “ela vem de um longo período, traçando uma trajetória de contenções de preços administrados, que em algum momento, não poderia ter passado, e isso está abatendo hoje”. Nessa mesma noite o professor de economia, Márcio da Paixão Rodrigues, foi o responsável pelo debate com os participantes sobre a temática.

Encerrando o seminário, na quinta-feira, 07, os acadêmicos do curso de Jornalismo participaram da palestra sobre “Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”, da abertura do IX Encontro de Economia Catarinense. Este evento foi promovido pelaApec, juntamente com o Curso de Ciências Econômicas e o Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. O palestrante foi o economista e professor titular da Unicamp-SP e ex-presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann. Assuntos como as reformas tributária, social e agrária foram destaques na fala do economista. Ele não tem dúvidas, que para o Brasil se tornar um país desenvolvido deve haver uma mudança no sistema tributário. “É preciso mudar, ter um projeto de desenvolvimento social que avance para além do que temos hoje, além de um uso da terra sustentável”, alerta.

Avaliação do evento

Possibilitar aos estudantes uma melhor compreensão sobre a economia, com palestrantes de diferentes visões, era o que o coordenador e professor do curso de Jornalismo, Vagner Dalbosco, esperava do Seminário. “Foi o mais positivo possível. A diversidade dos palestrantes e as informações relevantes da área econômica foram abordadas de uma forma acessível e fácil, possibilitou ao estudante entender o assunto”, pontua. Para a professora e coordenadora do Seminário de Atualidades deste ano, Angélica Luersen, as palestras deram aos estudantes três pontos de vista diferentes. Isso, “facilitou a percepção de que sempre há diferentes formas de ver e compreender o mesmo assunto”, avalia.

A acadêmica do quinto período do curso de jornalismo, Bárbara Michailoff, salienta que a informação relacionada a economia merece um “quê?” a mais antes de ser publicada. Ela precisa ser simples, para ser compreendida pela população. “Acredito que o seminário se torna um feedback, entre os profissionais já formados e os estudantes, para cada vez mais melhorar a percepção jornalística e ao mesmo tempo ser criterioso, cauteloso e crítico na hora da publicação da informação”, ressalta.

O Seminário é promovido anualmente, desde 2002, com o objetivo de servir como suporte às demais disciplinas. As temáticas abordadas nos seminários são escolhidas por votação no início do ano letivo pelos alunos do curso de Jornalismo.