A CAVERNA DE VIDRO: A LIDERANÇA EM CONTEXTOS EXTREMOS

Authors

  • Jéssica Nascimento UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v17i2.7534

Keywords:

Cultura patriarcal, Liderança, Contexto extremo

Abstract

O presente caso de ensino é baseado no documentário The Cave do diretor Feras Fayyad. O documentário se passa em um hospital subterrâneo nos arredores de Damasco, entre o ano de 2017 e a primavera de 2018. Esse hospital está conectado ao ambiente exterior através de túneis e abrigos, sendo esse o motivo de seu apelido: “A Caverna”. A protagonista do documentário, Amani Ballour, desempenha o papel de pediatra e diretora administrativa de um hospital situado em uma região constantemente ameaçada por ataques químicos. Nesse cenário, onde os recursos são limitados, ela enfrenta diariamente o ceticismo masculino enquanto presta cuidados aos seus pacientes. Busca-se, a partir deste caso, promover a compreensão e a aprendizagem, levando o aluno a vivenciar uma experiência em um contexto organizacional extremo, no qual terá que analisar as possíveis configurações de liderança. O caso pode ser aplicado em disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas, como, por exemplo, Recursos humanos, Liderança, Comportamento Organizacional, que abordem as temáticas de liderança, cultura, contexto organizacional e temas correlatos, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Cook, A., & Glass, C. (2013). Above the glass ceiling: When are women and racial/ethnic minorities promoted to CEO? Strategic Management Journal, 35, 1080-1089. https://doi.org/10.1002/smj.2161

Geier, M. T. (2016). Leadership in extreme contexts: Transformational leadership, performance beyond expectations? Journal of Leadership & Organizational Studies, 23 (3), 1-14. https://doi.org/10.1177/1548051815627359

Glass, C., & Cook, A. (2016). Leading at the top: Understanding woman's challenges above the glass ceiling. The Leadership Quarterly, 27, 51-63. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2015.09.003

Greenleaf, R. K. (2006). Liderança servidora. São Paulo: CBEL.

Hannah, S. T., Uhl-bien, M., Avolio, B., & Cavarretta, F. (2009). A framework for examining leadership in extreme contexts. Leadership Quarterly, 20, 897-919. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2009.09.006

Maximiano, A. C. A. (2000). Introdução à administração. (5. ed.) São Paulo: Atlas. (Cáp. 13)

National geographic (2019, outubro 18). The Cave. Recuperado de https://films.nationalgeographic.com/the-cave.

Page, D., & Wong, P. T. P. (2000). A conceptual framework for measuring servant leadership. In: S. Adjibolooso (Ed.). The human factor in shaping the course of history and development. American University Press.

Pollard, W. C. (1996). O líder servidor. In: F. Hesselbein., M. Goldsmith., & R. Beckhard. O líder do futuro. (9a ed.). São Paulo: Futura.

Robbins, S. P. (2005). Comportamento Organizacional. (11 ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall. (Cáp.12)

The hollywood reporter. (2019, setembro 5). 'The Cave': Film Review. Recuperado de https://www.hollywoodreporter.com/review/cave-review-1234314.

Timep, The Tahrir Institute for Middle East policy. (2018). Women: Policies and perspectives from TIMEP-News Deeply, from Syria. Recuperado de https://timep.org/syrias- women/economy/the-shifting-role-of-women-in-syrias-economy/.

Variety (2019, setembro 5). Film Review: 'The Cave'. Recuperado de https://variety.com/2019/film/reviews/the-cave-review-1203325088.

Published

2024-10-04

Issue

Section

Casos para Ensino